Inclusão Digital: por que você precisa pensar nisso?

Você sabe o que é inclusão ou acessibilidade digital?

Como já falamos antes, acessibilidade digital é o conjunto de recursos que podem ser instalados em seus canais digitais, para garantir que pessoas com baixo letramento, idosos e pessoas com deficiências possam entender todas as informações e navegar pelo site sem ajuda de terceiros.

Ainda pensando em inclusão digital, hoje vamos trazer alguns motivos para você começar a se preocupar com a acessibilidade nos seus canais, e aplicar as medidas no seu site:

  • Diversificar o público: um dos maiores ganhos ao promover a inclusão digital, é da sua empresa. Isso porque seu site poderá ser acessado por mais pessoas. Pessoas com deficiência poderão ter acesso ao seu conteúdo ou serviço. Além disso, sua empresa ainda ganha a confiança de quem se preocupa com as pautas de inclusão.
  • Cumprir seu papel social: Você já pensou em como a sua empresa tem cumprido papéis sociais, e em como isso agrega valor ao seu produto? Também gera sentimento de propósito nos colaboradores e clientes. Que se tornam simpatizantes da sua marca, porque tem um papel social.
  • Auxiliar na inclusão digital de toda a população: Como já dissemos, a inclusão digital tem um objetivo: tornar a web um ambiente para todos. Tanto para a pessoa com alguma deficiência, quanto para aquele que teve baixo letramento, por exemplo. Ofereça oportunidades iguais e descubra um público que, infelizmente, muitas vezes é ignorado.
  • Cumprimento da legislação: Está decretado por lei (13.146) que a web seja acessível. O acesso a informação é para todos: Você consegue imaginar sua vida sem acesso à notícias, sem compras online, sem chamar aquele carro pelo aplicativo ou pedir a comida que está com vontade, e receber sem sair de casa? Todas essas coisas são tecnologias recentes, mas ainda assim, fazem parte de nossas vidas, tornar o ambiente virtual acessível é permitir que essas tecnologias alcancem mais pessoas, melhorando a vida de muitos.

Já deu para perceber o quanto é importante permitir o acesso de todos aos canais digitais da sua empresa, não é? Caso precise, você pode aprender a tornar seu site acessível.

Sabe mais algum motivo para priorizar a acessibilidade na web? Conte para nós nos comentários!

Jaques Haber

“Você muda o mundo quando muda sua cabeça” Jaques é um visionário, otimista por natureza, focado e persistente. Casado com Andrea e pai de dois filhos. Empreendedor social é cofounder da iigual consultoria especializada em inclusão e diversidade no mercado de trabalho. Para ele sucesso se mede pela capacidade de gerar impacto positivo. Ama tecnologia, praticar esportes e comer. Sempre ao lado de sua família e amigos. Conheça mais sobre ele no seu perfil do LinkedIn

Postagens recentes

Como os setores industriais devem aplicar a diversidade e inclusão?

Aplicar a diversidade e a inclusão nos setores industriais é essencial para se manter competitivo em um cenário que valoriza…

20 horas atrás

As empresas mais ricas do mundo estão preocupadas com diversidade e inclusão?

Boa parte das empresas mais ricas do mundo se destacam não apenas pela quantia imensa de capital que possuem, mas…

4 dias atrás

Entenda como as empresas que contratam para trabalhar pela internet podem ser mais inclusivas

Entenda que as empresas que contratam para trabalhar pela internet não apenas podem, como devem estar atentar as questões de…

5 dias atrás

Desvendando a tecnologia assistiva: ferramentas para inclusão efetiva

A tecnologia assistiva é muito importante para que a inclusão aconteça de forma eficaz. Isso porque, são os recursos que…

6 dias atrás

Estratégias de diversidade e inclusão das empresas multinacionais

Há muitas empresas multinacionais que se destacam por adotar práticas e políticas que tornam o ambiente de trabalho um local…

7 dias atrás

A importância das habilidades socioemocionais no ambiente de trabalho

Ter pessoas na equipe com habilidades socioemocionais é vital, em especial, para as empresas que querem criar um ambiente de…

1 semana atrás

Este site usa cookies.