AGORA HOMOSSEXUAIS PODEM DOAR SANGUE

Em decisão histórica, STF aprovou a doação de sangue por homossexuais

Você sabia que homens homossexuais que tiveram algum tipo de relação sexual no decorrer de 12 meses não podiam doar sangue?

As normas da ANVISA proibiam a doação apenas por parte dos homens, já que os considerava possíveis portadores do vírus HIV, as mulheres poderiam doar normalmente.

 No primeiro dia desse mês, a igualdade teve mais uma vitória.

O STF formou maioria provisória de votos para derrubar restrições à doação de sangue por homens homossexuais. Os ministros consideraram essas normas da ANVISA e do Ministério da Saúde, inconstitucionais, já que a descriminação contra homossexuais é crime.

Mas afinal, o que isso significa na prática?

Em primeiro lugar, é uma ótima notícia para os hospitais e bancos de sangue, que estão com as reservas de sangue baixas devido à pandemia do corona vírus. Como disse a Defensoria Pública: “a situação dos bancos de sangue do país encontra-se em estado crítico, em particular pela imposição da pandemia pela Covid-19, como relatam os hemocentros estaduais (…)”

Porém, a questão mais importante que resultou dessa decisão é a inclusão dos homossexuais.

Até porque, não parece justo limitar um ato de generosidade por conta da orientação sexual de uma pessoa.

Gostamos de sempre reforçar que cada pessoa é única. Não é possível estereotiparmos alguém por características avulsas. Afinal, não existe nenhum homossexual igual a outro, nenhum negro igual à outro, nenhuma pessoa com deficiência igual a outra.

Enfim, todas as pessoas são singulares e carregam histórias e vivências únicas.

Pensando nisso é fácil entender que a falta de oportunidades e o preconceito começam em um estereótipo – o estereótipo de que todo homossexual poderia transmitir alguma DST (Doença Sexualmente Transmissível), impedindo por anos que os mesmos doassem sangue, o estereótipo de que toda pessoa com deficiência é limitada, etc.

Essas mentiras construídas na sociedade fazem com que em diversos momentos, não vejamos o ser humano. Precisamos lapidar nossos olhos para com as pessoas, para enxergar além dos rótulos. Uma pessoa paraplégica não é apenas sua cadeira de rodas, inclusive, essa pessoa tem sua própria orientação sexual, seus gostos, suas habilidades e talentos.

Da mesma forma um homem homossexual não tem mais chances de contrair algum tipo de doença que um homem heterossexual. Aguçar a percepção quanto às pessoas nos torna mais predispostos à não rotular alguém.

Tags: inclusão
Andrea Schwarz

“É muito fácil enxergar a limitação de uma pessoa com deficiência. O desafio é enxergar além, aquilo que a pessoa é capaz de fazer” Andrea é uma mulher forte, pró ativa e determinada, empreendedora social, casada e mãe de dois filhos. Empreendedora social é cofounder da iigual consultoria especializada em inclusão e diversidade no mercado de trabalho criada com base em sua experiência de vida ao adquirir uma deficiência e se tornar cadeirante aos 22 anos de idade. Para ela não existe desafio que não possa ser superado. Ama viajar, moda e curtir sua família e amigos. Conheça mais sobre ela no seu perfil do LinkedIn

Postagens recentes

Como os setores industriais devem aplicar a diversidade e inclusão?

Aplicar a diversidade e a inclusão nos setores industriais é essencial para se manter competitivo em um cenário que valoriza…

2 horas atrás

As empresas mais ricas do mundo estão preocupadas com diversidade e inclusão?

Boa parte das empresas mais ricas do mundo se destacam não apenas pela quantia imensa de capital que possuem, mas…

3 dias atrás

Entenda como as empresas que contratam para trabalhar pela internet podem ser mais inclusivas

Entenda que as empresas que contratam para trabalhar pela internet não apenas podem, como devem estar atentar as questões de…

4 dias atrás

Desvendando a tecnologia assistiva: ferramentas para inclusão efetiva

A tecnologia assistiva é muito importante para que a inclusão aconteça de forma eficaz. Isso porque, são os recursos que…

5 dias atrás

Estratégias de diversidade e inclusão das empresas multinacionais

Há muitas empresas multinacionais que se destacam por adotar práticas e políticas que tornam o ambiente de trabalho um local…

6 dias atrás

A importância das habilidades socioemocionais no ambiente de trabalho

Ter pessoas na equipe com habilidades socioemocionais é vital, em especial, para as empresas que querem criar um ambiente de…

1 semana atrás

Este site usa cookies.