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Saiba mais sobre a acessibilidade no conteúdo digital e nas redes sociais

Na era em que vivemos, a tecnologia nunca foi tão importante para todas as pessoas. Isso já era um fato antes da pandemia do COVID-19, mas se intensificou ainda mais durante esse período de isolamento.

Nunca antes as pessoas usaram tanto a tecnologia e as redes sociais para se comunicarem, expressarem as suas opiniões e até mesmo divulgarem o seu trabalho.

Se você possui uma empresa, provavelmente deve ter usado a tecnologia para divulgar os seus produtos, serviços ou até mesmo vagas de emprego. Na verdade, muitas empresas só conseguiram sobreviver nesse período, por causa da tecnologia, visto que muitas tiveram que fechar as portas por questões de preservação da saúde.

Diante disso, a maioria das empresas adotaram as redes sociais como principal meio de divulgação de produtos, serviços e vagas de emprego. Mas você já se perguntou se esse conteúdo consegue alcançar o máximo de pessoas possível?

Bem, com certeza ao divulgar algo nas redes sociais você deseja que o máximo número de pessoas seja alcançado, até porque, quanto mais pessoas tiverem acesso ao seu conteúdo, mais chances você tem de fazer negócios.

No entanto, muitas empresas deixam de alcançar um determinado grupo de pessoas quando não promovem um conteúdo digital acessível para todos.

Diante disso, nesse artigo vamos te mostrar a importância da acessibilidade digital para a sua empresa e como você pode deixar o seu conteúdo nas redes sociais mais acessível para que de fato, todas as pessoas possam ter acesso.

O que é acessibilidade digital?

Acessibilidade digital é a capacidade de um site, aplicativo móvel ou software ser usado por uma pessoa com deficiência física, auditiva, visual ou intelectual. O design digitalmente acessível também se aplica a pessoas que podem ter barreiras linguísticas. 

Há uma variedade de tecnologias assistivas que podem ajudar a fornecer acesso igual ao conteúdo digital, incluindo leitores de tela, lupas, legendagem, transcrição, legendas, dispositivos vestíveis e muito mais. A implementação dessas medidas garante uma experiência de usuário inclusiva e pode abrir seu conteúdo para um público mais amplo.

Por que é importante aumentar a acessibilidade no conteúdo digital e nas mídias sociais da sua empresa?

A acessibilidade digital é mais importante agora do que nunca. Nosso dia a dia já é cada vez mais digital, com a maioria da população contando com ferramentas eletrônicas para trabalho, compras, bancos, entretenimento, saúde e muito mais.

Mas, graças aos requisitos de distanciamento social da pandemia do COVID-19, muito mais pessoas agora dependem de meios digitais para atividades diárias básicas. Os alunos estão usando o aprendizado online para a escola e os funcionários estão usando uma variedade de tecnologias para fazer seus trabalhos remotamente.

Além disso, por não aderir a acessibilidade digital, uma empresa pode alcançar mais possíveis clientes com deficiência.

Como todo mundo, as pessoas com deficiência agora dependem igualmente de produtos e serviços digitais como videoconferência / audioconferência, sites e aplicativos móveis. É por isso que a acessibilidade digital precisa ser a prioridade para esses provedores de serviços. As tecnologias de informação e comunicação precisam ser acessíveis a todos os usuários, sejam eles pessoas com deficiência ou pessoas sem deficiência.

Como aumentar a acessibilidade digital da sua empresa? Veja algumas dicas essenciais!

Diante da importância da acessibilidade digital, é essencial aumentar a acessibilidade no seu conteúdo digital para que todas as pessoas possam ter acesso às informações que você publica. A seguir, veja algumas dicas que podem te ajudar de maneira simples a aumentar a acessibilidade no seu conteúdo digital.

Inclua descrições de imagem

Essa é uma iniciativa muito simples, mas que pode enriquecer muito a acessibilidade do seu conteúdo. Descrever o que está acontecendo em uma imagem que você postou pode ajudar pessoas cegas e de baixa visão a entenderem o que está acontecendo na imagem. 

Use uma linguagem simples

Principalmente em conteúdo de texto, use uma linguagem simples para que o máximo de pessoas possíveis possam entender as informações que você deseja passar. Uma linguagem simples pode ajudar pessoas com deficiência intelectual, pessoas com pouca ou nenhuma leitura e também pessoas cegas e com baixa visão.

Mas além disso, um texto com linguagem simples, fica mais confortável de ser lido por qualquer pessoa, não importa se é uma pessoa com deficiência, ou uma pessoa sem deficiência.

Certifique-se de que o conteúdo do seu vídeo tenha legendas abertas ou fechadas

A legenda aberta de vídeos se tornou mais comum nas redes sociais porque permite que todos os usuários reproduzam vídeos no modo silencioso sem incomodar as pessoas ao seu redor.

No entanto, incluir legendas abertas ou fechadas é essencial para pessoas surdas, pois isso lhes dá acesso às informações fornecidas no vídeo.

Use emojis com moderação

Um leitor de tela é configurado para ler emojis em voz alta automaticamente. Um coração vermelho não é terrível, mas ouvir “coração vermelho” repetido 10 vezes consecutivas leva muito tempo e pode ser cansativo!

Evite expressões capacitistas

Expressões como: “louco” e “insano”, podem ser ofensivas para pessoas com deficiência. Usar palavras como “louco” e “insano” para indicar algo negativo pode estigmatizar ainda mais os indivíduos com deficiência intelectual.

Tente usar uma linguagem mais precisa para os sentimentos e questões que você está abordando. Tente: “Esse comportamento é selvagem ” em vez de “louco”. E em vez de usar “fisicamente apto” para descrever um indivíduo ou aliado que não é deficiente, use “sem deficiência”.

Não se esqueça da representatividade de pessoas com deficiência

Uma coisa que pode ser o diferencial na sua acessibilidade digital, é promover a representatividade de pessoas com deficiência nas fotos que você posta nas redes sociais, por exemplo.

Se você pretende fazer uma foto comercial para divulgar a sua empresa, tente convidar um funcionário com deficiência para fazer parte da foto, pois assim você vai estar contribuindo para representatividade de PCDs no meio digital.

Com essas dicas em mente, tente colocar em prática essas sugestões, para que o seu conteúdo digital seja acessível para todas as pessoas.

Se você gostou do nosso artigo, compartilhe com outras pessoas para que elas também tenham acesso a essas informações importantes!

A Iigual já incluiu mais de 20 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A consultoria nasceu da experiência de vida do casal fundador Andrea Schwarz e Jaques Haber, quando Andrea se tornou cadeirante em 1998 aos 22 anos.

Somos especializados em ações de Inclusão e Diversidade com foco em recrutamento e seleção, palestras, treinamentos, acessibilidade física e digital, Censo da Inclusão e Diversidade e consultoria em D&I.

Conheça mais sobre o nosso trabalho e acesse as redes dos nossos fundadores:

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