Uma das principais metas de uma gerência operacional é garantir que as tarefas e atividades de rotina que precisam acontecer, sejam feitas de forma eficiente. Assim, quando se fala em inclusão, este é um cargo que tem um papel de grande impacto e relevância.
A gerência operacional é uma função que, de modo geral, costuma estar bem próxima aos membros do time. Ao mesmo tempo, são também responsáveis por fazer cumprir as práticas e as políticas da empresa. Desse modo, agem também como mediadores.
Por estarem mais próximos ao que acontece durante a rotina no trabalho, podem ter mais facilidade em perceber as reais barreiras que estão impedindo o processo de inclusão de acontecer de forma efetiva.
A posição que ocupa, fornece, não apenas, a capacidade de ver os obstáculos, como ainda garante algum poder de ação para agir em prol de mudanças que podem beneficiar o time e a empresa e até mesmo a sua própria carreira.
A gerência operacional é muito importante na inclusão porque olhando para a parte mais ampla da função, eles tem entre suas atribuições identificar as falhas de operação e garantir que tudo flua bem. Bem como, de gerir os recursos da empresa que podem ser:
Todos esses recursos, se bem alocados, favorecem demais a inclusão. Ou seja, se você tem em seu time pessoas que sabem como valorizar e acolher umas as outras e as suas diferenças, isso, é bom para incluir.
Quando as promoções, os reconhecimentos e as capacitações são bem distribuídas, há equidade. Além disso, um ambiente diverso e inclusivo, também depende de materiais adequados para atender a diversos tipos de necessidades.
Há várias vantagens em ter uma gerência operacional com uma cultura inclusiva. Uma delas é que a prática da inclusão ajuda a atrair, reter e quando preciso, formar talentos. Um recurso essencial. Porém, um local onde as pessoas se sentem aceitas também é:
Os ganhos não param por aí, isso porque, uma equipe com pessoas diversas, tem mais pontos de vistas. E como a inclusão parte de um processo, que envolvem muitas vezes diálogos abertos e francos esse olhar mais amplo, reduz os conflitos.
Ao mesmo tempo, melhora a tomada decisão. Em outras palavras, a equipe passa a interagir melhor, com colegas e superiores, ficam mais engajados e por consequência mais produtivos. Tudo isso, com mais bem-estar, físico e mental.
Um dos primeiros passos para ter uma gerência operacional inclusiva é ter a intenção de que ela seja assim, e agir para que isso aconteça. Em seguida, é hora de traçar metas e métricas para atingir em relação à diversidade e a inclusão. Depois disso:
Ao ouvir o que o time tem a dizer sobre as barreiras que existem é possível corrigir os processos e as práticas. Porém, isso também vai servir para melhorar a recruta e seleção conforme as métricas de diversidade.
Tanto para que seu time saiba acolher as pessoas que vão chegar, quanto para que eles possam se relacionar bem com as diferenças entre eles, é crucial incentivar o diálogo aberto, e ouvir as demandas que surgirem para buscar melhorias positivas.
Promover com base em critérios justos e oferecer cursos de capacitação, entre outros, de uma forma que todos possam participar, também são ações que ajudam a incluir e ser equitativo.
Ao liderar pelo exemplo e mostrar com atos e palavras o comportamento mais adequado diante das diferenças, é mais fácil conseguir o apoio e o engajamento dos liderados. Além disso, é vital monitorar as métricas e garantir os avanços neste sentido também.
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