Notícias

Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência

Sabemos que a luta das pessoas com deficiência para obter espaços acessíveis e igualitários na sociedade percorreu por um bom tempo. E nada melhor do que  podermos refletir um pouco mais sobre esse percurso, discutindo um pouco a respeito da comemoração do Dia nacional da luta das PCDs, data que está vindo por aí:  21 de Setembro.

Se você se interessa por informações a respeito deste dia tão especial e como a data foi estabelecida, vem com a gente para mais um texto!

Trajetória da luta das pessoas com deficiência ainda não acabou

A trajetória da luta das pessoas com deficiência não foi nada fácil e momentânea. Essa data de comemoração, comemora, mas também relembra todos os passos a respeito das conquistas por direitos.

É interessante ainda ressaltar que a luta não acabou. Há muito ainda a ser conquistado. Infelizmente vivemos em uma sociedade preconceituosa e apática em relação a aqueles vistos como “diferentes”. 

Dito isso, devemos ter em consciência que o dia nacional desta luta é para comemorar o que foi conquistado, mas também para olhar para o futuro e ter a plena consciência que ainda há muito a ser adquirido. 

Qual a importância do Dia Nacional da luta das pessoas com deficiência?

Quando vamos olhar para o próximo, é sempre importante colocar em prática a empatia e tentar sempre pensar nas dificuldades e até mesmo nas conquistas que essa pessoa teve em sua vida. É comum  comemoramos datas festivas durante todo o ano, como: Halloween, festa junina, entre outros. A questão aqui é: por que não comemorar a luta de um povo que se prontificou a lutar por seus direitos e também para os direitos do próximo?

A data traz a reflexão da importância da inclusão nas diversas esferas sociais e ainda dá voz a aqueles que, por boa parte do tempo, permaneceram calados e impossibilitados de se manifestar como cidadãos comuns.

Além disso, a data ainda ressalta a importância de movimentos sociais que pegaram para si a luta e procuram destaques para a causa social.

Compreender e ser compreendido é uma busca constante, até para quando nos expressamos na nossa própria língua. E quando não conseguimos cumprir de forma satisfatória esse bem que a interação nos traz, quando não conseguimos entender, e nos fazer entender, sentimo-nos estrangeiros, estranhos.

Partindo dessa reflexão, podemos compreender melhor o porquê é tão importante nos aprofundarmos a respeito do tema neste dia. As PCDs  são cidadãos brasileiros, que, como outras minorias, estão colocados à margem da sociedade, porém, seus movimentos e suas lutas, estão colocando os sujeitos que fazem parte deste grupo, como pessoas de voz! 

Tipos de deficiências

E claro, tão importante quanto comemorar, é também informar! Falaremos a seguir resumidamente acerca dos tipos de deficiências para que você fique mais ainda por dentro dos cidadãos que fazem parte deste grupo.

  • Deficiência Física:  As pessoas com deficiência física são aquelas com condições motoras danificadas e que comprometem o desenvolvimento de funções diárias. São consequência de lesões neurológicas,  ortopédicas, más formações congênitas ou que foram adquiridas durante o tempo.
  • Deficiência Auditiva: Como o próprio nome diz, está relacionado a audição. As pessoas com deficiência auditiva, são cidadãos que perderam uma parte ou total capacidade de ouvir. A perda auditiva pode ser consequente a doenças hereditárias, maternas, problemas na hora do nascimento/parto, infecções ou até mesmo a lesões que atingem o sistema auditivo.
  • Deficiência Visual: A deficiência visual é aquela que dificulta com que a pessoa possa enxergar. Podendo ser ela por diversas causas, a deficiência visual acomete boa parte da população devido ao alto número de doenças relacionadas à visão.  A deficiência visual engloba pessoas cegas, com baixa visão ou monocular.
  • Deficiência Intelectual: A deficiência intelectual pode ser consequência de doenças hereditárias, má formação dentro do útero e muitas outras. A falta de inclusão a essas pessoas ainda é frequente. Muitas vezes por preconceito, essas pessoas são restritas de locomoção e comunicação, pauta, entretanto, de muitas discussões a respeito da inclusão de PCDs.

Por que 21 de setembro?

Muitos devem pensar “por que é comemorado dia 21 de setembro”, para quem não sabe esta data também é o dia das árvores, além disso dia vinte um representa o início da primavera, e isso não acontece por coincidência. A data foi escolhida a fim de marcar o renascimento, a evolução de todas as coisas, inclusive neste caso, da luta das pessoas com deficiência. 

Lei de cotas: ajuda na luta das pessoas com deficiência

Uma das conquistas da luta de PCDs é a respeito da lei de cotas. A Lei 8213/91 oferece às pessoas com deficiência acesso a Planos de Benefícios de Previdência e ainda dispõe da contratação de pessoas com deficiência.

Podemos, então, considerar esta lei uma conquista fenomenal, já que uma das causas de exclusão sociais, é devido a impossibilidade desses cidadãos fazerem parte de todas as esferas de nossa sociedade, inclusive a de trabalho. 

Para saber mais…

Informações são sempre bem vindas. Com o alto uso da tecnologia e das redes sociais, não existe desculpa para quem não procura se adentrar nas diferentes causas sociais que ainda são ignoradas por grande parte da população.

Dito isso, é interessante que você continue fazendo esta ação de saber um pouco mais sobre política e inclusão de PCDs. Existem, inclusive, curadorias que auxiliam empresas a contratar funcionários com deficiência, colaborando para que a luta não acabe e que possamos cada vez mais evoluir socialmente e também como pessoas.

Conclusão

O Dia nacional da luta das pessoas com deficiência é a melhor forma de conseguirmos relembrar a trajetória e persistência pelo bem estar e inclusão de boa parte da população, além de podermos comemorar as diversas conquistas e planejar um futuro ainda melhor. 

E aí? O que achou do nosso texto a respeito desse dia tão importante. Nunca se esqueça de sempre compartilhar com seus amigos informações tão importantes e fazer parte das pessoas que ajudam na contribuição por um Brasil mais empático.

A Iigual já incluiu mais de 20 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A consultoria nasceu da experiência de vida do casal fundador Andrea Schwarz e Jaques Haber, quando Andrea se tornou cadeirante em 1998 aos 22 anos.

Somos especializados em ações de Inclusão e Diversidade com foco em recrutamento e seleção, palestras, treinamentos, acessibilidade física e digital, Censo da Inclusão e Diversidade e consultoria em D&I.

Conheça mais sobre o nosso trabalho e acesse as redes dos nossos fundadores:

Andrea Schwarz

Linkedin

http://linkedin.com/in/andrea-schwarz

Instagram

@dea_schwarz 

Jaques Haber

Linkedin

http://linkedin.com/in/jaqueshaber

admin

Postagens recentes

Desvendando a tecnologia assistiva: ferramentas para inclusão efetiva

A tecnologia assistiva é muito importante para que a inclusão aconteça de forma eficaz. Isso porque, são os recursos que…

3 dias atrás

Estratégias de diversidade e inclusão das empresas multinacionais

Há muitas empresas multinacionais que se destacam por adotar práticas e políticas que tornam o ambiente de trabalho um local…

4 dias atrás

A importância das habilidades socioemocionais no ambiente de trabalho

Ter pessoas na equipe com habilidades socioemocionais é vital, em especial, para as empresas que querem criar um ambiente de…

5 dias atrás

Valorize as competências interpessoais para promover espaços inclusivos

Em um mundo que valoriza a diversidade, é crucial ter boas competências interpessoais para criar espaços inclusivos. Além disso, essas…

1 semana atrás

Como trabalhar as competências para currículo de uma pessoa com deficiência?

Trabalhar as competências para currículo nem sempre é uma tarefa fácil. Embora cada pessoa tenha talentos e habilidades únicos e…

1 semana atrás

Entrevista por competência: Guia para um recrutamento eficaz e inclusivo

A entrevista por competência, com certeza, é uma forma muito mais objetiva de avaliar as habilidades dos candidatos. Bem como,…

1 semana atrás

Este site usa cookies.