A descrição de cargo é um tipo de documento muito útil para o profissional hoje em dia. Afinal, ele ajuda a entender quais as obrigações de cada função. Dessa forma, entenda aqui como fazer esse processo de forma prática e inclusiva.
É um tipo de documentação que deixa claro as tarefas e atribuições de cada profissional de uma empresa. Dessa forma, seu grande objetivo é informar para o funcionário o que ele deve fazer no seu cargo, sempre de modo transparente.
Dito isso, na descrição de cargo deve ter tudo o que será necessário para o trabalho no dia a dia. Inclusive, caso algum conhecimento específico seja requisitado.
Esse documento é muito importante para preencher bem os requisitos para divulgar uma vaga. Ainda mais, ajuda na hora de criar uma padronização, o que torna tudo mais ágil para o setor de recursos humanos.
Isso porque sempre que um cargo é bem descrito, fica mais fácil entender as aspirações do mercado. Dessa forma, também identifica-se melhores propostas de valorização profissional.
Por essa razão, toda vez que o perfil de um negócio muda, as descrições dos cargos também devem sofrer alterações.
Muitas pessoas acreditam que essa é uma função do RH estratégico. Afinal, esse setor lida com a gestão de pessoas, suas obrigações e direitos. No entanto, aqui é necessário a participação de mais profissionais.
Por exemplo, imagine um cargo que exija formação específica e conhecimentos muito detalhados. Dessa forma, apenas pessoas da área, em geral, gestores, podem descrever bem isso
É por isso que o RH fica mais com o trabalho de coletar dados. Além disso, ele deve compilar tudo e inserir as informações importantes. Assim, só após isso o documento pode ser estruturado.
Consiste na estrutura de cada cargo em um certo negócio. Portanto, para que isso aconteça, você precisa descrever 4 elementos essenciais:
Para fazer uma descrição de cargo de maneira inclusiva, você precisa se atentar a pontos como a identificação. No entanto, outros detalhes se destacam nesse processo, confira os principais logo abaixo:
Aqui você deve colocar o nome do cargo. Inclusive, toda a nomenclatura precisa ser adequada ao que já é usada no mercado. Ainda mais, não se deve criar nomes diferentes para vagas iguais.
Isso costuma gerar confusão, sem contar que não é um processo inclusivo. Além disso, cargos que têm nome em inglês devem seguir a mesma lógica.
Essa etapa tem o intuito de deixar claro qual é a posição do cargo dentro da hierarquia do negócio. Então, é aqui que se entende para quem deve ser reportado e quais os superiores.
Ter isso bem definido ajuda muito os recrutadores. Afinal, eles vão saber qual o nível de experiência que a vaga requer. Assim, podem avaliar os currículos com mais precisão.
É essencial deixar claro qual o objetivo do cargo e o que se espera dele. Além disso, nessa parte você também deve indicar potenciais ou limitações da vaga.
Qualquer cargo bem descrito precisa conter todas as tarefas que devem ser executadas pelos profissionais. Dessa forma, fica muito mais fácil analisar questões como produtividade e engajamento do funcionário.
Não é novidade para ninguém que alguns cargos não necessitam de uma ampla experiência. No entanto, o contrário também acontece bastante. É por isso que o nível de vivência é uma condição presente em diversos processos seletivos.
A formação acadêmica costuma ser exigida quando o cargo necessita que o profissional tenha habilidades específicas. Então, os níveis podem ir de médio até superior. De todo modo, tudo tem que ser bem detalhado para evitar imprevistos.
Todo cargo exige um certas competências comportamentais e técnicas. Assim, esse deve ser um grande foco no processo de descrição. Afinal, detalhar isso ajuda a empresa a selecionar os profissionais com um bom critério.
Existem diversos motivos que justificam a descrição de cargo, como o recrutamento inteligente. Dessa forma, entenda melhor sobre essas razões logo abaixo.
Cargos bem descritos ajudam o setor de RH a fazer um recrutamento mais justo e inclusivo. Assim, a triagem de currículos fica mais simples e tudo acontece de modo ágil e prático.
Diversos auditores costumam visitar o RH e exigir documentos de funcionários. Dessa forma, ter esse tipo de documento em mãos é essencial para avaliar se todos os profissionais não estão em situação de discrepância.
Fazer uma boa análise das competências de cada funcionário é essencial para que se tenha uma noção do potencial de um time. Assim, tanto o profissional ganha com isso, quanto o próprio negócio em si.
Hoje em dia, apostar na descrição de cargo é algo que não se deve descuidar. Assim, ter todos os detalhes bem claros é importante para que todo o processo ocorra de forma inclusiva.
Isso é benéfico tanto para a empresa quanto para o empregador. Portanto, analise bem cada aspecto abordado até aqui e veja como fazer isso da melhor maneira possível.
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