RH Inclusivo

Como fazer uma descrição de cargo de maneira inclusiva?

A descrição de cargo é um tipo de documento muito útil para o profissional hoje em dia. Afinal, ele ajuda a entender quais as obrigações de cada função. Dessa forma, entenda aqui como fazer esse processo de forma prática e inclusiva.

O que é a descrição de cargo?

É um tipo de documentação que deixa claro as tarefas e atribuições de cada profissional de uma empresa. Dessa forma, seu grande objetivo é informar para o funcionário o que ele deve fazer no seu cargo, sempre de modo transparente.

Dito isso, na descrição de cargo deve ter tudo o que será necessário para o trabalho no dia a dia. Inclusive, caso algum conhecimento específico seja requisitado.

Esse documento é muito importante para preencher bem os requisitos para divulgar uma vaga. Ainda mais, ajuda na hora de criar uma padronização, o que torna tudo mais ágil para o setor de recursos humanos.

Isso porque sempre que um cargo é bem descrito, fica mais fácil entender as aspirações do mercado. Dessa forma, também identifica-se melhores propostas de valorização profissional.

Por essa razão, toda vez que o perfil de um negócio muda, as descrições dos cargos também devem sofrer alterações.

Descrever cargos não é uma tarefa apenas no RH. Imagem do Pexels.

Quem é responsável por criar a descrição de cargo?

Muitas pessoas acreditam que essa é uma função do RH estratégico. Afinal, esse setor lida com a gestão de pessoas, suas obrigações e direitos. No entanto, aqui é necessário a participação de mais profissionais.

Por exemplo, imagine um cargo que exija formação específica e conhecimentos muito detalhados. Dessa forma, apenas pessoas da área, em geral, gestores, podem descrever bem isso

É por isso que o RH fica mais com o trabalho de coletar dados. Além disso, ele deve compilar tudo e inserir as informações importantes. Assim, só após isso o documento pode ser estruturado.

Desenho de cargos

Consiste na estrutura de cada cargo em um certo negócio. Portanto, para que isso aconteça, você precisa descrever 4 elementos essenciais:

  1. Os subordinados do profissional referente ao cargo;
  2. Quem é o superior imediato do profissional que irá ocupar o cargo;
  3. Quais as tarefas que serão de responsabilidade do profissional;
  4. Quais os processos e métodos importantes para a execução do trabalho.

Como fazer a descrição de cargo de forma inclusiva?

Para fazer uma descrição de cargo de maneira inclusiva, você precisa se atentar a pontos como a identificação. No entanto, outros detalhes se destacam nesse processo, confira os principais logo abaixo:

  • Identificação;
  • Montagem do organograma;
  • Missão e objetivo;
  • Tarefas exercidas;
  • Vivência profissional;
  • Formação acadêmica;
  • Descrição de competências.

1- Identificação

Aqui você deve colocar o nome do cargo. Inclusive, toda a nomenclatura precisa ser adequada ao que já é usada no mercado. Ainda mais, não se deve criar nomes diferentes para vagas iguais.

Isso costuma gerar confusão, sem contar que não é um processo inclusivo. Além disso, cargos que têm nome em inglês devem seguir a mesma lógica.

2- Montagem do organograma

Essa etapa tem o intuito de deixar claro qual é a posição do cargo dentro da hierarquia do negócio. Então, é aqui que se entende para quem deve ser reportado e quais os superiores.

Ter isso bem definido ajuda muito os recrutadores. Afinal, eles vão saber qual o nível de experiência que a vaga requer. Assim, podem avaliar os currículos com mais precisão.

3- Missão e objetivo

É essencial deixar claro qual o objetivo do cargo e o que se espera dele. Além disso, nessa parte você também deve indicar potenciais ou limitações da vaga.

4- Tarefas exercidas

Qualquer cargo bem descrito precisa conter todas as tarefas que devem ser executadas pelos profissionais. Dessa forma, fica muito mais fácil analisar questões como produtividade e engajamento do funcionário.

5- Vivência profissional

Não é novidade para ninguém que alguns cargos não necessitam de uma ampla experiência. No entanto, o contrário também acontece bastante. É por isso que o nível de vivência é uma condição presente em diversos processos seletivos.

Diversos cargos exigem uma certa formação acadêmica. Imagem do Pexels.

6- Formação acadêmica

A formação acadêmica costuma ser exigida quando o cargo necessita que o profissional tenha habilidades específicas. Então, os níveis podem ir de médio até superior. De todo modo, tudo tem que ser bem detalhado para evitar imprevistos.

7- Descrição de competências

Todo cargo exige um certas competências comportamentais e técnicas. Assim, esse deve ser um grande foco no processo de descrição. Afinal, detalhar isso ajuda a empresa a selecionar os profissionais com um bom critério.

Por que fazer a descrição de cargo?

Existem diversos motivos que justificam a descrição de cargo, como o recrutamento inteligente. Dessa forma, entenda melhor sobre essas razões logo abaixo.

1- Recrutamento

Cargos bem descritos ajudam o setor de RH a fazer um recrutamento mais justo e inclusivo. Assim, a triagem de currículos fica mais simples e tudo acontece de modo ágil e prático.

2- Auditores

Diversos auditores costumam visitar o RH e exigir documentos de funcionários. Dessa forma, ter esse tipo de documento em mãos é essencial para avaliar se todos os profissionais não estão em situação de discrepância.

3- Análise de competências

Fazer uma boa análise das competências de cada funcionário é essencial para que se tenha uma noção do potencial de um time. Assim, tanto o profissional ganha com isso, quanto o próprio negócio em si.

Vale a pena investir na descrição de cargo?

Hoje em dia, apostar na descrição de cargo é algo que não se deve descuidar. Assim, ter todos os detalhes bem claros é importante para que todo o processo ocorra de forma inclusiva.

Isso é benéfico tanto para a empresa quanto para o empregador. Portanto, analise bem cada aspecto abordado até aqui e veja como fazer isso da melhor maneira possível.

admin

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