Case de sucesso: empresas que dão um exemplo de diversidade e inclusão

Hilton, Sodexo, Mastercard, esses são apenas alguns dos exemplos de empresas que tem investido na inclusão como princípio, e estão na lista das mais inclusivas de 2020 nos Estados Unidos, e tem ensinado diversas outras a seguirem o mesmo rumo.

Temos o costume de avaliar uma empresa de acordo com o serviço oferecido.

Se os preços são acessíveis a nossa realidade, se os produtos tem qualidade…

Utilizamos uma régua muito curta ao escolher onde consumir e qual empresa apoiar (porque quando você compra um produto de empresa X, está apoiando o trabalho que ela desenvolve).

É claro que todos esses fatores são importantes, mas conhecer os valores éticos e sociais de uma empresa também é necessário.

Isso porque ao apoiar uma empresa, você está apoiando também aquilo que ela acredita.

Consumir de um negócio que se importa com a inclusão e a diversidade é uma ótima maneira de chamar a atenção das demais empresas para que também abracem essa causa.

Algumas companhias nos Estados Unidos têm dado um exemplo no que diz respeito a inclusão, e tem ensinado diversas empresas a fazerem o mesmo.

Por exemplo, de acordo com a DiversityInc, a principal pesquisa que avalia a diversidade e inclusão nas empresas estadunidenses. Ela foi realizada com base em dados colhidos com mais de 1000 funcionários.

Essa pesquisa determinou o ranking das empresas que mais se destacam em inclusão.Confira alguma empresas inclusivas em 2020:

Confira algumas empresas inclusivas em 2020:

Em primeiro lugar, Wells Frango & Company;

No segundo lugar, Northrop Grumman Corporation;

Terceiro, Dow;

No quarto lugar, a empresa do ramo de hotelaria, Hilton; Seguida por Sodexo, Eli Lily and Company e Mastercard, no 5°, 6° e 7° lugar, respectivamente.

O que o DEI – Disability Equality Index – diz sobre a inclusão nessas empresas

O DEI é uma iniciativa desenvolvida por líderes empresariais e especialistas e defensores dos direitos das pessoas com deficiência.

Essa ferramenta qualifica as empresas, com notas de 0 a 100 em diversos aspectos da inclusão e diversidade dentro dos negócios.

Alguns resultados obtidos pelas pesquisas revelam o quanto as empresas americanas são um verdadeiro case de sucesso:

84% das empresas firmam compromissos com a diversidade e inclusão, mencionando as pessoas com deficiência.

54% possuem um conselho de diversidade com a inclusão de pessoas com deficiência em foco.

Para notarmos que esse compromisso é real: 93% das empresas mencionam empregar um executivo sênior, reconhecido mundialmente como pessoa com deficiência.

Mas o que isso reflete na imagem e no trabalho exercido por essas empresas?

Certamente todas elas são grandes referências mundiais em seus ramos.

Com proporções no mercado e influência em quase todo o globo.

Quando essas empresas assumem um compromisso com a inclusão, notam uma melhora na imagem corporativa, crescimento na identificação de consumidores com os valores do negócio, impacto positivo gerado na sociedade, etc.

O mais importante: uma empresa preparada para receber todas as pessoas, e extrair o melhor de cada colaborador, independentemente de possuir ou não alguma deficiência, conquista muito mais clientes, se torna muito mais resiliente e enfrenta melhor as crises.

Leia mais: Práticas para tornar o mercado de trabalho mais inclusivo

As empresas que se destacaram em seu trabalho com inclusão e diversidade no ano de 2020 nos deixam um exemplo: é possível incluir e tornar a sociedade um lugar mais aberto.

Jaques Haber

“Você muda o mundo quando muda sua cabeça” Jaques é um visionário, otimista por natureza, focado e persistente. Casado com Andrea e pai de dois filhos. Empreendedor social é cofounder da iigual consultoria especializada em inclusão e diversidade no mercado de trabalho. Para ele sucesso se mede pela capacidade de gerar impacto positivo. Ama tecnologia, praticar esportes e comer. Sempre ao lado de sua família e amigos. Conheça mais sobre ele no seu perfil do LinkedIn

Postagens recentes

Como os setores industriais devem aplicar a diversidade e inclusão?

Aplicar a diversidade e a inclusão nos setores industriais é essencial para se manter competitivo em um cenário que valoriza…

7 horas atrás

As empresas mais ricas do mundo estão preocupadas com diversidade e inclusão?

Boa parte das empresas mais ricas do mundo se destacam não apenas pela quantia imensa de capital que possuem, mas…

3 dias atrás

Entenda como as empresas que contratam para trabalhar pela internet podem ser mais inclusivas

Entenda que as empresas que contratam para trabalhar pela internet não apenas podem, como devem estar atentar as questões de…

4 dias atrás

Desvendando a tecnologia assistiva: ferramentas para inclusão efetiva

A tecnologia assistiva é muito importante para que a inclusão aconteça de forma eficaz. Isso porque, são os recursos que…

5 dias atrás

Estratégias de diversidade e inclusão das empresas multinacionais

Há muitas empresas multinacionais que se destacam por adotar práticas e políticas que tornam o ambiente de trabalho um local…

6 dias atrás

A importância das habilidades socioemocionais no ambiente de trabalho

Ter pessoas na equipe com habilidades socioemocionais é vital, em especial, para as empresas que querem criar um ambiente de…

1 semana atrás

Este site usa cookies.