Práticas simples para tornar o mercado mais inclusivo

Tanto as empresas quanto os consumidores têm poder para tornar o mercado de trabalho um ambiente mais inclusivo, algumas práticas simples podem ajudar a abrir as portas para as pessoas com deficiência.

A batalha pela inclusão é diária e envolve desde a conscientização de pessoas, a exigência de ações governamentais em prol da causa, cobrança de práticas inclusivas nas empresas e muito mais.

Nesse ano, veio à tona a notícia de que uma rede de lojas mantinha alguns imigrantes bolivianos trabalhando em regime análogo à escravidão. Vendendo peças com valor em torno de R$638,00 e repassando para os costureiros apenas R$5,00.

Esse caso deu ainda mais proporção à tag #quemfazminhasroupas, levando dezenas de consumidores a questionarem as lojas onde consomem, pelas redes sociais.

Por consequência, mais lojas precisaram se posicionar e mudar suas práticas.

Mas o que isso tem a ver com as mudanças que precisamos implantar, para tornar o mercado mais inclusivo?

É simples, esse é um exemplo claro de como a cobrança por posicionamento pode mudar o cenário do mercado e a maneira como as empresas trabalham.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de como você, diretor, gestor, colaborador, consumidor e etc., podem contribuir para um mercado mais inclusivo:

1.       Conheça melhor seus fornecedores:

Você, colaborador ou gestor de uma empresa, com certeza precisa de outras pessoas para realizar seu trabalho.

Podendo ser desde o fornecedor de matéria prima, até mesmo a loja de papel sulfite.

Ao conhecer melhor seus fornecedores, consequentemente você também saberá com quais causas eles são ou não comprometidos.

A loja de onde vem os materiais que abastecem sua empresa, contratam pessoas com deficiência? Valorizam a diversidade?

Se a resposta for não, com certeza é possível conscientizá-los e motivá-los a respeito da importância de incluírem pessoas.

Apoiar comércios e fornecedores comprometidos com a inclusão também é uma boa maneira de contribuir e dar visibilidade aos exemplos certos.

2.       Saiba quem fabrica o que você consome

Muitas vezes consumimos produtos sem questionarmos:

– De onde veio?

– Como ele afetou outras pessoas?

– Quem fabricou e em quais condições?

O conhecimento a respeito da ética das empresas também é uma boa maneira de contribuir com a inclusão.

As empresas estão atentas as demandas de seus consumidores, quanto mais conscientes eles estão, mais elas terão de correr para se adequar ao padrão exigido pelos clientes.

3.       Dê feedbacks!

É possível que uma empresa ainda não esteja atenta a necessidade e importância de ser inclusiva, por isso o seu feedback pode fazer toda a diferença!

Com as redes sociais ficou ainda mais fácil entrar em contato para perguntar “qual o posicionamento de vocês com relação as pessoas com deficiência”?

Como já dissemos, o feedback dos consumidores acelera a evolução do mercado, a voz de cada um é importante e tem muito poder.

4.       Consuma conscientemente

Saber quem são seus fornecedores, quais são as políticas de uma determinada marca, se eles possuem um programa de diversidade e inclusão etc., pode abrir seus olhos para a necessidade de consumir com consciência.

Afinal, se determinada marca não vai de encontro com o que você considera importante, porque continuar consumindo?

Comprando de locais que são humanos (ou seja, que não trabalham apenas visando o lucro, cooperando com o império de negócios misóginos, preconceituosos e fechados) você valoriza as boas práticas que precisam ser reproduzidas.

É possível se espelhar em quem está caminhando no rumo certo para construir um mercado de trabalho para todos, onde não existem diferenças e preconceito.

Podemos começar nos atentando para nossas próprias ações. 

Jaques Haber

“Você muda o mundo quando muda sua cabeça” Jaques é um visionário, otimista por natureza, focado e persistente. Casado com Andrea e pai de dois filhos. Empreendedor social é cofounder da iigual consultoria especializada em inclusão e diversidade no mercado de trabalho. Para ele sucesso se mede pela capacidade de gerar impacto positivo. Ama tecnologia, praticar esportes e comer. Sempre ao lado de sua família e amigos. Conheça mais sobre ele no seu perfil do LinkedIn

Postagens recentes

As empresas mais ricas do mundo estão preocupadas com diversidade e inclusão?

Boa parte das empresas mais ricas do mundo se destacam não apenas pela quantia imensa de capital que possuem, mas…

2 dias atrás

Entenda como as empresas que contratam para trabalhar pela internet podem ser mais inclusivas

Entenda que as empresas que contratam para trabalhar pela internet não apenas podem, como devem estar atentar as questões de…

3 dias atrás

Desvendando a tecnologia assistiva: ferramentas para inclusão efetiva

A tecnologia assistiva é muito importante para que a inclusão aconteça de forma eficaz. Isso porque, são os recursos que…

4 dias atrás

Estratégias de diversidade e inclusão das empresas multinacionais

Há muitas empresas multinacionais que se destacam por adotar práticas e políticas que tornam o ambiente de trabalho um local…

5 dias atrás

A importância das habilidades socioemocionais no ambiente de trabalho

Ter pessoas na equipe com habilidades socioemocionais é vital, em especial, para as empresas que querem criar um ambiente de…

6 dias atrás

Valorize as competências interpessoais para promover espaços inclusivos

Em um mundo que valoriza a diversidade, é crucial ter boas competências interpessoais para criar espaços inclusivos. Além disso, essas…

1 semana atrás

Este site usa cookies.