RH Inclusivo

8 perfis de pessoas com deficiência que têm muito o que ensinar para sua empresa

As pessoas com deficiência têm muito a ensinar à sua empresa. Por isso, é bom estar atento ao que eles propõem como melhorias. Saiba como agregar a diversidade e inclusão,  que ajudam a mudar a cultura organizacional, com mais equidade de oportunidades.

Um novo olhar com as pessoas com deficiência

Ter essas pessoas em seu time ajuda a empresa a ter uma nova visão de mercado a partir de suas perspectivas e vivências. Aliás, a diversidade traz novos propósitos mais inclusivos para todos os setores. 

Há alguns perfis que você pode acompanhar nas redes sociais e que vão trazer esse novo olhar para sua empresa. Assim, veja quais são eles e conheça um pouco mais da história dessas pessoas:

  1. Alex Junior;
  2. Patrícia Lorete;
  3. Espécie rara sobre rodas;
  4. Deficiência em foco;
  5. Mariana Rosa;
  6. Crônicas da Surdez;
  7. Luísa Pitanga;
  8. Por fim, o PCD vale.

Cada um desses perfis agregam informações e experiências que ajudam na construção de uma cultura mais inclusiva. Portanto, servem de inspiração para novas práticas e posturas no dia a dia.

Pessoas com deficiência têm muito a ensinar às empresas. Imagem de peoplecreations no Freepik.

1 – Alex Junior

Desde cedo Alex teve que lidar com a perda auditiva e a rejeição. Aliás, com o passar dos anos, a raiva tomou conta e ele acreditou que essa era a melhor forma de lidar com os problemas. Mas, sua mãe viu na fono uma solução para ele aprender a falar.

Ele é bem articulado com as palavras e hoje em dia sua voz ecoa em seu perfil na rede social. Afinal, ele inspira mais de 200 mil seguidores. Além disso, mostra que é sim possível evoluir na adversidade.

O livro Olhos que escutam

Olhos que escutam é uma biografia que conta sua superação. Até porque, ele aprendeu a sentir as palavras, embora, seu mundo fosse do silêncio. Assim, ele conta o quanto as pessoas podem ser cruéis com o diferente, como também, o que é preciso para se reerguer.

2 – Patrícia Lorete é uma das pessoas com deficiência que inspira

Patrícia fala sobre acesso e o uso de termos corretos para usar com as pessoas com deficiência. Ela faz uma análise profunda sobre como a sociedade e a empresa vê o deficiente nos dias atuais. 

Dicas de inclusão para sua empresa

Ela dá dicas de como acolher e os meios para que cada um dê o melhor de si. Assim, ensina as firmas o quanto é bom ser inclusivo e o quanto é benéfico aceitar as diferenças. Aliás, o capacitismo e o mau que causa são seus focos.

Capacitismo

É o ato de discriminar, ou seja, qualquer tipo de preconceito e opressão contra a pessoa com deficiência. Portanto, é colocar nela o selo de inútil e incapaz, ou ainda, taxar por uma característica que julga inferior. Então, exemplos de atitudes capacitistas são:

  • Considerar um tipo de corpo padrão como normal;
  • Associá-la com doença;
  • Comentários maldosos.

É essencial trabalhar esse tema com sua equipe para que situações como essas não aconteçam no dia a dia. Afinal, o ambiente deve ser inclusivo e livre de todos os tipos de preconceito.

3 – Espécie rara sobre rodas

A Catarina Oliveira é uma ativista que mostra o dia a dia das pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, ela reforça o quanto o profissional precisa de equidade nas oportunidades.

Ela cita várias práticas inclusivas que a instituição pode pôr em prática. Então, são ideias que servem como inspiração para as empresas e que devem ser conhecidas por todos. Por exemplo:

  • Uma liderança engajada;
  • Equiparação nas funções e salários;
  • Dizer não a qualquer tipo de distinção.

Ser uma empresa inclusiva não é apenas aceitar as diferenças, mas oferecer oportunidades iguais para todos. Assim, o que deve nivelar seu time é o conhecimento e não alguma deficiência.

Luta pelos direitos das pessoas com deficiência

No perfil Espécie rara sobre rodas ela encoraja as pessoas a lutar pelos seus direitos. Como também, trata dos anseios em relação ao futuro profissional, como exemplo:

  • Contratar só para cumprir cotas;
  • Oportunidade de crescer na empresa;
  • Falta de interação com os colegas.

As empresas devem verificar esses comportamentos em sua realidade. Ou seja, caso algum deles esteja presente é preciso renovar a cultura para que sejam mais inclusivos.

4 – Deficiência em foco

O perfil do Antônio Silva fala sobre meios de incluir. Ele aborda o tema por meio de análises de desenhos, cenário político e até filmes. Assim como, faz várias críticas sobre o mercado de trabalho e como ele trata os deficientes.

Ele cita três pilares para que a empresa receba bem o trabalhador. Portanto, inserir eles no dia a dia de sua equipe é fazer com que todos se sintam parte dela. Então, veja o exemplo:

  • Dar os meios para atingir as expectativas geradas;
  • Gentileza para melhorar o clima do ambiente;
  • O quão útil é incluir para que todos se tornem aliados.

Com essas ações, não apenas as pessoas com deficiência serão beneficiadas. Afinal, todo o time consegue se desenvolver e criar um ambiente mais agradável e integrado.

Incluir é a palavra chave

Antônio dá uma aula sobre o assunto e sempre com olhar no mercado atual. Como também, traz dicas e exemplos claros e práticos. Assim, o seu perfil inspirador ensina líderes a terem uma visão mais ampla sobre o tema.

Para promover um local mais inclusivo é preciso entender a necessidade de todos. Imagem de Freepik no Freepik.

5 – Mariana Rosa é um dos perfis de pessoas com deficiência para seguir

Ela relata toda uma luta em busca da equidade de oportunidades. Além disso, mostra o caminho da inclusão desde a escola até o trabalho e todas as adversidades. Aliás, ela é mãe de uma criança com deficiência e faz dela sua força para lutar por um país melhor.

Mariana é ativa no cenário político atual e é atenta às reformas da lei e o quanto elas afetam os deficientes. Além disso, outro ponto que aborda com leveza é como a vivência e experiência devem ser levadas em conta. Afinal, cada um tem sua história.

6 – Crônicas da Surdez

Paula Pfeifer é a dona do perfil que reforça o quanto o capacitismo é ruim para as relações. Por isso, mostra o quão útil é enxergar e ouvir a pessoa com deficiência e as mudanças que isso provoca. 

Com surdez unilateral, Paula tira dúvidas dos seguidores e estimula-os a conseguirem seu espaço no mercado de trabalho. Bem como, apoia marcas que possuem SAC com libras para atender de forma adequada.

7 – Luísa Pitanga

Ela é ativista das causas de pessoas com deficiência, assim, ela aborda temas como, inclusão e igualdade. Inclusive, um dos focos dos seus post é o acesso, desde lugares reservados às artes, quanto a órgãos públicos.

A jovem fala dos seus anseios, bem como, de assuntos comuns à idade, como roupas, maquiagem e auto estima. Tudo com um olhar crítico à sociedade que não acolhe alguns tipos de características. Por fim, ela mostra a juventude ativa que espera por oportunidades.

Acesso às pessoas com deficiência

Luísa é pontual com pequenos detalhes, que passam alheio pelas companhias. Um exemplo, ela cita a posição do espelho nos banheiros e nos provadores. Assim, mostra até onde as empresas perdem os clientes pela falta de lugares apropriados.

8 – PCDVale

Priscila Siqueira une dois temas que precisam de atenção, a deficiência e o LGBTQIA +. Aliás, é um perfil leve, mas com pautas necessárias. Afinal, ela transita entre os direitos e carências dos dois grupos.

Há divulgação de cursos de qualificação e dicas de como as empresas podem mudar para melhor ao acolher as diversidades. Como também, ela fala aos líderes sobre a necessidade de inclusão dentro das equipes.

O quanto as pessoas com deficiência podem ensinar a sua empresa

São inúmeros os benefícios colhidos pelas empresas que escutam as pessoas com deficiência e se abrem a contratar e incluir. Além de ajudar com um mundo mais justo e com equidade de oportunidades. 

As diversas experiências, a princípio, adicionam valores ao local de trabalho, além disso, geram vantagens competitivas. Assim, as pautas sociais provém mudanças culturais e tornam o clima mais agradável.

Por fim, motiva-o a ser visto e o valor como pessoa e não só mais um. De forma geral, todos só têm a ganhar com o acolhimento da diversidade. Então, se inspire com as histórias e aprenda como ter uma empresa diversa.

admin

Postagens recentes

As empresas mais ricas do mundo estão preocupadas com diversidade e inclusão?

Boa parte das empresas mais ricas do mundo se destacam não apenas pela quantia imensa de capital que possuem, mas…

3 dias atrás

Entenda como as empresas que contratam para trabalhar pela internet podem ser mais inclusivas

Entenda que as empresas que contratam para trabalhar pela internet não apenas podem, como devem estar atentar as questões de…

4 dias atrás

Desvendando a tecnologia assistiva: ferramentas para inclusão efetiva

A tecnologia assistiva é muito importante para que a inclusão aconteça de forma eficaz. Isso porque, são os recursos que…

5 dias atrás

Estratégias de diversidade e inclusão das empresas multinacionais

Há muitas empresas multinacionais que se destacam por adotar práticas e políticas que tornam o ambiente de trabalho um local…

6 dias atrás

A importância das habilidades socioemocionais no ambiente de trabalho

Ter pessoas na equipe com habilidades socioemocionais é vital, em especial, para as empresas que querem criar um ambiente de…

7 dias atrás

Valorize as competências interpessoais para promover espaços inclusivos

Em um mundo que valoriza a diversidade, é crucial ter boas competências interpessoais para criar espaços inclusivos. Além disso, essas…

1 semana atrás

Este site usa cookies.