Inclusão

4 passos para recrutar pessoas com deficiência

Empresas com mais de 100 pessoas no quadro de funcionários, são obrigadas por lei a contratar pessoas com deficiência. Desde que essa lei foi criada, houve um aumento significativo na contratação de pessoas com deficiência. Apesar do aumento na contratação de pessoas com deficiência depois que a lei de cotas foi criada, muitas empresas ainda têm dúvidas a respeito do recrutamento e seleção de pessoas com deficiência.

Essas dúvidas surgem principalmente pela falta de informações que existem quando se trata de pessoas com deficiência e mercado de trabalho. Além disso, mesmo com o aumento de contratações após a lei, ainda há um déficit muito grande na contratação de pessoas com deficiência.

Por causa desse cenário, o recrutamento e seleção de pessoas PCD, muitas vezes são feitos de forma inadequada, com muitos estigmas e preconceitos.

Quando o recrutamento e seleção ocorre de forma inadequada, dificilmente a empresa vai conseguir engajar um funcionário com deficiência recém contratado, pois já houveram muitas falhas no início do processo.

Tudo isso gera consequências indesejáveis tanto para os profissionais com deficiência, como também para a empresa. Diante disso, é necessário desenvolver estratégias eficazes de recrutamento e seleção, a fim de satisfazer da melhor forma os interesses da empresa e do funcionário PCD.

Neste artigo vamos te mostrar o passo a passo para recrutar da melhor forma pessoas com deficiência para preencher as vagas disponíveis na sua empresa. Mas antes disso, veja por que você deve contratar pessoas com deficiência para fazer parte da sua equipe de funcionários.

Por que você deve contratar pessoas com deficiência?

Como mencionado, existe uma lei que obriga as empresas a contratarem pessoas com deficiência. Mas será que você deve contratar pessoas com deficiência apenas para não sofrer as penalidades impostas na lei?

Infelizmente muitos empregadores contratam PCDs apenas para não sofrer as consequências que a lei impõe. No entanto, existem benefícios claros em contratar pessoas com deficiência, que deveriam ser os reais motivos para contratar esses profissionais.

Pesquisas apontam que empresas que contratam pessoas com deficiência e possuem uma cultura inclusiva, colhem muitas vantagens por contratar pessoas com deficiência.

Empresas que possuem funcionários com deficiência, possuem uma equipe mais engajada, criativa e motivada. Isso tudo pode gerar uma vantagem competitiva e refletir nos lucros da empresa.

Além disso, empresas inclusivas atraem muitos mais clientes em potencial e fornecedores dispostos a fazer negócios.

Esses são apenas alguns benefícios que a sua empresa pode ter por contratar profissionais com deficiência. Mas a seguir você vai ver que não basta apenas contratar PCDs para colher esses benefícios, é necessário algo mais.

Como ter uma cultura inclusiva pode influenciar no recrutamento de PCDs?

Como mencionado anteriormente, para ter as vantagens de contratar pessoas PCD é necessário que a sua empresa tenha também uma cultura inclusiva.

Empresas que possuem a cultura inclusiva, faz com que todos os funcionários, não importa se ele seja um funcionário com deficiência ou sem deficiência, se sintam parte importante da equipe.

Além disso, uma empresa que é inclusiva pode ser muito bem sucedida em recrutar e selecionar pessoas com deficiência, em comparação a uma empresa que não possui uma cultura inclusiva.

Isso porque empresas que possuem uma cultura inclusiva, possuem também uma marca empregadora positiva. Uma marca empregadora positiva ajuda a empresa a atrair os melhores profissionais no recrutamento e seleção. 

4 passos para recrutar pessoa com deficiência

Os passos para recrutar pessoas PCD de forma eficaz, são os mesmo que o recrutador geralmente toma para contratar também pessoas sem deficiência. No entanto, alguns detalhes devem ser levados em conta em cada etapa ao recrutar profissionais com deficiência.

1- Escolha a vaga

Entende-se que a primeira etapa para o recrutamento de profissionais, é a escolha da vaga. Infelizmente, muitos erros são cometidos por recrutadores nessa etapa ao recrutar pessoas com deficiência.

O erro mais cometido nessa etapa por empregadores e profissionais de RH é destinar  a pessoas PCD apenas vagas de entrada para cargos operacionais.

Empregadores profissionais de RH devem ter em mente que essa é uma atitude preconceituosa, pois fazendo isso eles consideram equivocadamente pessoas com deficiência incapazes de serem bem sucedidas em outras vagas.

Diante disso, se você deseja realizar um recrutamento de PCDs eficaz, é necessário disponibilizar qualquer vaga que tenha em aberto, inclusive as de cargos de gerência e supervisão para pessoas com deficiência.

2- Divulgue

Para recrutar pessoas, é necessário divulgar as vagas que estão em aberto. Hoje um meio muito comum para divulgação de vagas de emprego, são as redes sociais. Esse pode ser um bom método de divulgação de vagas para recrutar pessoas com deficiência.

Mas lembre-se que seus anúncios devem ter acessibilidade digital, para que possam alcançar o máximo possível de pessoas com deficiência.

Além disso, não se limite às redes sociais. Você pode divulgar as vagas para PCDs em ONGs, instituições públicas e privadas que apoiam pessoas com deficiência e também sites destinados a divulgação de vagas para PCDs.

3- Avalie os currículos

Na hora de avaliar os currículos dos candidatos com deficiência, o requisito de avaliação deve ser o mesmo ao avaliar um candidato sem deficiência: qualificação.

Deixe seus preconceitos de lado e avalie o currículo de todos os candidatos tendo a qualificação como requisito principal.

4- Entre em contato para marcar a entrevista

Após avaliar e selecionar os currículos dos candidatos que mais se qualificam para o preenchimento da vaga disponível, você vai precisar entrar em contato com os candidatos selecionados para que as entrevistas sejam realizadas.

Nesse primeiro contato, seria apropriado perguntar a cada candidato com deficiência, sobre os meios de acessibilidade que a empresa pode oferecer para que a entrevista seja realizada de forma confortável e justa para ele.

Caso a empresa não tenha a estrutura adequada para receber os candidatos com deficiência da melhor forma, você pode marcar a entrevista em outro local que ofereça acessibilidade, ou pode fazer uma entrevista por videoconferência.

Se você gostou do nosso artigo, compartilhe com outros empresários e profissionais de RH para que eles também tenham acesso a essas informações importantes.

A Iigual já incluiu mais de 20 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A consultoria nasceu da experiência de vida do casal fundador Andrea Schwarz e Jaques Haber, quando Andrea se tornou cadeirante em 1998 aos 22 anos.

Somos especializados em ações de Inclusão e Diversidade com foco em recrutamento e seleção, palestras, treinamentos, acessibilidade física e digital, Censo da Inclusão e Diversidade e consultoria em D&I.

Conheça mais sobre o nosso trabalho e acesse as redes dos nossos fundadores:

Andrea Schwarz

Linkedin

http://linkedin.com/in/andrea-schwarz

Instagram

@dea_schwarz

Jaques Haber

Linkedin

http://linkedin.com/in/jaqueshaber

admin

Postagens recentes

As empresas mais ricas do mundo estão preocupadas com diversidade e inclusão?

Boa parte das empresas mais ricas do mundo se destacam não apenas pela quantia imensa de capital que possuem, mas…

1 dia atrás

Entenda como as empresas que contratam para trabalhar pela internet podem ser mais inclusivas

Entenda que as empresas que contratam para trabalhar pela internet não apenas podem, como devem estar atentar as questões de…

2 dias atrás

Desvendando a tecnologia assistiva: ferramentas para inclusão efetiva

A tecnologia assistiva é muito importante para que a inclusão aconteça de forma eficaz. Isso porque, são os recursos que…

3 dias atrás

Estratégias de diversidade e inclusão das empresas multinacionais

Há muitas empresas multinacionais que se destacam por adotar práticas e políticas que tornam o ambiente de trabalho um local…

4 dias atrás

A importância das habilidades socioemocionais no ambiente de trabalho

Ter pessoas na equipe com habilidades socioemocionais é vital, em especial, para as empresas que querem criar um ambiente de…

5 dias atrás

Valorize as competências interpessoais para promover espaços inclusivos

Em um mundo que valoriza a diversidade, é crucial ter boas competências interpessoais para criar espaços inclusivos. Além disso, essas…

1 semana atrás

Este site usa cookies.