Ter influenciadores PCD nos dias de hoje é muito importante, pois eles que são a voz que representa milhares de outras pessoas com deficiência e motivam o processo de inclusão. Com isso, veja a seguir quais são os 9 principais criadores de conteúdo nessa área.
O avanço da tecnologia trouxe para o mundo um meio que parece recreativo, mas também é muito importante, as redes sociais. Assim, por meio delas, pessoas de diferentes origens e realidades mostram o seu dia a dia e abordam vários assuntos.
Algumas das principais redes usadas:
Todas oferecem grande alcance de público, ou seja, tem mais chance de causar mudanças. Aliás, os temas abordados nesses meios mostram aspectos da rotina e causas amplas.
A presença dos influenciadores PCD é de suma importância, pois muitos, que são da comunidade ou não, acabam por aprender sobre as lutas dessas pessoas. Assim, aquilo que eles tratam refletem em temas como:
Além desses, a voz desse povo é essencial para a equidade de oportunidades. Afinal, com a opinião e influência deles, fica cada vez melhor criar planos que busquem a justiça social. Além disso, pesquisas do IBGE apontam que há 8,4% de PCD no Brasil.
Em 2019, estima-se que há cerca de 15% de pessoas que vivem com alguma forma de deficiência. Por isso, veja a seguir quem são os influencers PCD que estão em alta.
Dentre os principais influenciadores PCD, vale mencionar, antes de tudo, Andrea Schwarz, além de outros influencers, inclusive, nas mais diversas áreas. Conheça alguns nomes de destaque a seguir.
Empreendedora social e palestrante, Andrea Schwarz é marcante em ambientes corporativos e sociais, inspira pessoas e motiva mudanças de comportamento. Por isso, ela é a primeira mulher com deficiência a ser eleita LinkedIn Top Voice.
Usuária da cadeira de rodas, ela comanda a própria empresa, a Iigual. Além disso, trabalha como consultora de inclusão e diversidade e realiza palestras com temas de sonho, inspiração e propósito.
Em 1998, quando cursava o último semestre da faculdade, Andrea recebeu o diagnóstico de uma má formação congênita na medula. Então, aos 22 anos passou por uma cirurgia que, devido a uma lesão parcial, a deixou com as pernas paralisadas.
Mesmo jovem, ela diz que não viu a cadeira de rodas como um ponto final, mas uma vírgula, tornando-se uma grande aliada. Dessa forma, ao notar o quanto São Paulo, sua cidade natal, era inacessível, ela começou a sua jornada na luta pela acessibilidade.
Todos sabem que existem padrões de beleza impostos pela sociedade. Esse conceito pode causar diversos problemas não apenas físicos, mas também de ordem emocional, por exemplo:
Ter PCD que abordam este tema é essencial, pois as pessoas com deficiência sofrem ainda mais por não estarem perto desses padrões. Então, ter alguém que passe isso de forma a representar outros é crucial.
Com 20 anos de idade, Lorrayne é uma personalidade notável nas redes. Isso porque a jovem faz tutoriais e dicas de beleza para a internet. Além disso, ela mostra que a doença conhecida por “ossos de vidro” não para a sua vida.
São mais de 600 mil seguidores no Instagram e os contratos para fazer publicidade são vários. Ainda mais, Carolyne é negra, o que torna a sua luta mais crucial, pois ela é um símbolo do empoderamento dessas pessoas.
Portadora de nanismo, Stephanie possui mais de 30 mil seguidores nas redes sociais e produz conteúdo sobre autocuidado e moda. Assim, ela vive uma vida normal e tem a missão de mostrar que não é uma pessoa sofrida por causa da deficiência.
A primeira influencer com Síndrome de Down no mundo é chamada de Cacai Bauer. Desse modo, ela se lançou na internet em 2016 com um vídeo em família e, a partir disso, se aventurou no humor, vlogs e moda. Em seguida, veja as profissões que a Cacai tem:
Ela tem dado destaque em conscientizar a sociedade sobre a sua deficiência, por exemplo, criticando a forma com que muitos infantilizam quem tem essa síndrome.
A jovem de 26 anos tem epidermólise bolhosa, uma doença que é passada de pais para filhos, sem cura e não contagiosa. Por isso, ela possui bolhas em muitas partes da pele.
Tudo começou após sofrer ofensas na internet por conta de suas mãos atrofiadas. Então, encontrou forças para levantar e erguer outras pessoas com a mesma deficiência. Hoje, são mais de 9,5 mil seguidores no Instagram que veem a sua rotina fora do padrão.
Com 30 anos de idade, Matheus Vandré usa cadeira de rodas devido a um acidente grave de carro. Aliás, ele conta que, nesse ocorrido, os seus pulmões foram perfurados, todas as costelas foram quebradas, teve uma hemorragia no fígado e lesão na coluna.
As chances de continuar vivo eram de 5% e ele conseguiu. Hoje, Matheus compartilha a sua história de vida motivando muitas pessoas a relatar a sua adaptação no dia a dia. Dessa forma, ele diz que independente da sua situação, é possível ser feliz.
Com papel importante no Teleton 2020, Sarah possui uma deficiência chamada de focomelia, que provocou um encurtamento em seu braço esquerdo. Desse modo, fala sobre tornar conteúdos acessíveis e aos 24 anos ela é jornalista, influencer e ativista.
Sarah é pré-candidata a Deputada Estadual em Mato Grosso do Sul. Assim, destaca a importância do combate ao capacitismo e atua na criação de políticas públicas para quem tem deficiência.
Gabriel Isaac tem 23 anos, é surdo, e ficou conhecido após publicar um vídeo aos seus 12 anos. Nesse sentido, ele falava sobre como a comunicação que os surdos possuíam era difícil. Nos dias de hoje, o jovem aborda em seu canal temas como:
Ele é ativista em prol dos surdos e foi a primeira pessoa com essa deficiência a fazer um clipe musical no Brasil. Assim, compartilha conteúdo sobre a sua rotina e inspira outros.
Com paralisia cerebral, Eduardo é DJ e apresentador. Além disso, em suas redes sociais aborda temas como autoestima, amor próprio e vida. Desse modo, ele mostra que mesmo com a deficiência, é possível ter uma vida ótima e divertida.
A principal marca dos influenciadores PCD é que o conteúdo que eles fazem ressoa com um público muito plural e diverso. Em outras palavras, tanto eles atraem as pessoas que possuem algum tipo de deficiência, quanto aquelas que não tem nenhuma.
Ao partilhar suas próprias histórias de superação e sucesso com o público, eles inspiram outros com deficiência ou não a buscarem seus sonhos e seus objetivos. Isso porque, eles abordam, entre outros temas:
Ou seja, eles falam sobre pontos que têm o poder de conectar, inspirar e motivar. Para isso, o conteúdo pode incluir mostrar rotinas diárias, dicas de lazer, viagens, saúde, beleza e outras pautas pessoais e de trabalho.
Contratar influenciadores PCD oferece uma série de benefícios tanto para as marcas quanto para a sociedade como um todo. Isso porque, são um modo de representar de forma autêntica as pessoas com deficiência, que muitas vezes não estão na mídia.
Isso não apenas torna as ações de marketing mais diversas e melhora a imagem da empresa sob vários aspectos, mas também ajuda as marcas a se conectarem com um público mais amplo e inclusivo. Além disso, eles têm um papel vital na divulgação de:
Ao trabalhar com quem atua pela causa, as marcas podem educar seu público sobre essas questões e promover uma maior compreensão e aceitação. Além disso, a prática mostra que a empresa tem valores sociais e isso atrai clientes com estes princípios.
É preciso enfatizar a importância de reconhecer que a comunidade de influenciadores com deficiência também é plural e diversa. Pois, assim como em qualquer outro grupo, eles têm uma ampla gama de experiências e interesses.
Bem como, talentos e identidades. Assim, é crucial não generalizar ou tratar como um grupo homogêneo, mas sim reconhecer e valorizar suas diferenças únicas. Inclusive, para contratar, selecione um que tenha uma ligação mais forte com a sua marca.
Tenha uma comunicação aberta e clara com o influenciador desde o início da parceria. Em outras palavras, deixe claro quais as expectativas, os objetivos e os requisitos. Além disso, garanta que o contrato seja bom para ambas as partes.
Ou seja, garanta que o trabalho seja pago de forma justa. Assim, leve em conta tanto o tempo quanto o esforço e a experiência. Também, evite subestimar o valor do trabalho e esteja disposto a negociar de forma justa.
Ao levar em conta esses pontos antes de contratar, as marcas podem criar parcerias mais sólidas e inclusivas. Bem como, contribuir para uma representação autêntica e respeitosa de pessoas com deficiência na mídia.
Ter influenciadores PCD é uma das principais formas de atingir quem talvez nunca ouviu sobre o tema. Então, eles são canais para que a inclusão se torne uma prática em diversas áreas.
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