Carreira

Como a contratação de PCDs pode afetar a receita da sua empresa?

Por muitos anos as pessoas com deficiência têm sido rotuladas de muitas formas. Embora muitas pesquisas apontem os benefícios que uma empresa pode ter por contratar PCDs, e a mídia também faça um certo empenho incentivando esse tipo de contratação, empresários ainda resistem em contratar pessoas com deficiência.

As pessoas fazem muitas suposições a respeito de pessoas com deficiência e geralmente essas suposições são negativas. A sociedade enxerga equivocadamente pessoas com deficiência como sendo “fracas” e “limitadas”. 

No entanto, isso é totalmente o oposto. Pessoas com deficiência precisam enfrentar mais desafios que o comum. E a superação e adaptação a esses desafios podem tornar as pessoas com deficiência mais determinadas, positivas e trabalhadoras do que outros funcionários sem deficiência.

Muitos empresários evitam contratar PCDs pois acham que esses profissionais podem afetar a receita da sua empresa de forma negativa, mas na verdade, ao contratar pessoas com deficiência uma empresa pode não só se desenvolver financeiramente, como também pode se desenvolver em muitos outros aspectos importantes para o sucesso.

Neste artigo você vai ver o que a sua empresa pode ganhar por contratar profissionais com deficiência, ao mesmo tempo que promove a inclusão desses funcionários. 

Como contratar PCDs podem afetar os lucros da sua empresa?

Como mencionamos, uma empresa pode obter várias vantagens em contratar pessoas com deficiência. Inclusive, essas vantagens são apoiadas por pesquisas feitas em empresas com a cultura inclusiva.

Sendo assim, as informações apresentadas a seguir não são vazias apenas para te incentivar a contratar pessoas com deficiência. Muito pelo contrário, são informações baseadas em fatos e estatísticas que comprovam os benefícios de contratar profissionais com deficiência.

Maior produtividade

Pesquisas apontam que quando inseridos em um ambiente inclusivo, funcionários com deficiência podem ser muito produtivos. Gerentes de empresas inclusivas relatam que funcionários com deficiência são mais dedicados no trabalho em comparação a profissionais sem deficiência. 

E você como gerente ou profissional de RH deve saber que funcionários mais produtivos geram mais lucros para uma empresa e como consequência a receita pode aumentar de forma significativa.

Além disso, isso também pode gerar uma certa competitividade entre os funcionários, o que até certo ponto pode ser bom, pois ao ver o empenho dos funcionários com deficiência, os funcionários sem deficiência, podem se sentir motivados a aumentar a produtividade também.

Melhor engajamento dos funcionários

O engajamento dos funcionários envolve a confiança que os profissionais têm na empresa e como eles se relacionam com a empresa e os setores para promover o sucesso da empresa por meio do seu esforço e dedicação.

Quando uma empresa contrata um profissional com deficiência principalmente por causa das suas qualificações, o funcionário muitas vezes se sente na obrigação de retribuir a confiança que foi dada a ele pela empresa.

Então dessa forma, o funcionário fica mais envolvido com a empresa e seus objetivos e se empenha ao máximo para conquistar o sucesso junto com a empresa.

Melhor desempenho

Fatores como maior produtividade e melhor engajamento citados anteriormente, contribuem para o melhor desempenho dos funcionários. Além disso, funcionários com deficiência podem proporcionar maior inovação e criatividade à mesa, fazendo com que ideias inovadoras surjam para o desenvolvimento da equipe e também para a resolução de problemas.

Isso tudo gera um melhor desempenho de toda a equipe, pois todos podem ser beneficiados pela criatividade e inovação de ideias.

Menor taxa de rotatividade

Talvez você ache contraditório, mas muitas empresas alegam uma rotatividade alta entre pessoas com deficiência. Mas quando observamos a causa dessa alta rotatividade, percebemos que as empresas que se queixam disso, não possuem políticas nem de inclusão e nem de acessibilidade.

Então com razão, nenhum funcionário com deficiência vai se manter em um emprego que ele não se sente bem-vindo e nem tem os meios para se locomover no seu local de trabalho.

No entanto, pesquisas mostram que empresas com a cultura inclusiva e que investe em acessibilidade, conseguem reter funcionários com deficiência de forma significativa. Os dados chegam a ser o dobro da retenção, comparados ao da retenção de funcionários sem deficiência.

Como a inclusão pode beneficiar todos os funcionários de uma empresa?

A inclusão de uma forma geral pode afetar não só os funcionários com deficiência, mas também os funcionários sem deficiência. Por diversos motivos uma pessoa pode se sentir excluída em uma empresa e isso pode afetar o seu desempenho.

Mas uma empresa inclusiva, faz com que todos os funcionários se sintam acolhidos e parte da empresa. Esse acolhimento beneficia tanto os funcionários, como também a empresa que consegue manter o bom desempenho de todos os funcionários. 

Como implementar a inclusão de forma efetiva?

Para conseguir que esses benefícios reflitam na receita da sua empresa, é necessário que você promova uma cultura inclusiva no ambiente de trabalho. Sendo assim, veja alguns passos que podem te ajudar a implementar a inclusão de forma efetiva na sua empresa.

Empregar

O primeiro passo para alcançar a inclusão é contratar PCDs. Ou seja, contratar pessoas com deficiência para fazer parte da sua equipe de funcionários. É importante destacar que essa contratação vai além da estabelecida por lei, na lei de cotas. Além disso, é importante também criar planos de carreira para profissionais com deficiência.

Permitir

Os líderes devem permitir que seus funcionários com deficiência tenham a estrutura e ferramentas adequadas para que realizem o seu trabalho. Ele faz isso por investir em acessibilidade.

Envolver

Para promover uma cultura inclusiva, as empresas devem envolver todos os funcionários, incluindo os líderes, nos processos de inclusão. Isso pode ser feito por meio de treinamentos de conscientização e eventos sobre inclusão.

Empoderar

As empresas devem oferecer iniciativas de mentoria e coaching, bem como programas de qualificação / requalificação, para garantir que as pessoas com deficiência continuem a crescer e ter sucesso. Pessoas com deficiência devem ocupar cargos em todos os níveis, incluindo cargos de alta liderança.

Se essas informações foram úteis para você, compartilhe esse artigo com outros empresários e profissionais de RH, para que eles também tenham acesso a esse tipo de conhecimento importante.

A Iigual já incluiu mais de 20 mil PCDs no mercado de trabalho. A consultoria nasceu da experiência de vida do casal fundador Andrea Schwarz e Jaques Haber, quando Andrea se tornou cadeirante em 1998 aos 22 anos.

Somos especializados em ações de Inclusão e Diversidade com foco em recrutamento e seleção, palestras, treinamentos, acessibilidade física e digital, Censo da Inclusão e Diversidade e consultoria em D&I.

Conheça mais sobre o nosso trabalho e acesse as redes dos nossos fundadores:

Andrea Schwarz

Linkedin

http://linkedin.com/in/andrea-schwarz

Instagram

@dea_schwarz

Jaques Haber

Linkedin

http://linkedin.com/in/jaqueshaber

admin

Postagens recentes

Como os setores industriais devem aplicar a diversidade e inclusão?

Aplicar a diversidade e a inclusão nos setores industriais é essencial para se manter competitivo em um cenário que valoriza…

16 horas atrás

As empresas mais ricas do mundo estão preocupadas com diversidade e inclusão?

Boa parte das empresas mais ricas do mundo se destacam não apenas pela quantia imensa de capital que possuem, mas…

4 dias atrás

Entenda como as empresas que contratam para trabalhar pela internet podem ser mais inclusivas

Entenda que as empresas que contratam para trabalhar pela internet não apenas podem, como devem estar atentar as questões de…

5 dias atrás

Desvendando a tecnologia assistiva: ferramentas para inclusão efetiva

A tecnologia assistiva é muito importante para que a inclusão aconteça de forma eficaz. Isso porque, são os recursos que…

6 dias atrás

Estratégias de diversidade e inclusão das empresas multinacionais

Há muitas empresas multinacionais que se destacam por adotar práticas e políticas que tornam o ambiente de trabalho um local…

7 dias atrás

A importância das habilidades socioemocionais no ambiente de trabalho

Ter pessoas na equipe com habilidades socioemocionais é vital, em especial, para as empresas que querem criar um ambiente de…

1 semana atrás

Este site usa cookies.