Os webinars são seminários virtuais que a sua empresa pode realizar, a fim de educar todo o seu quadro de pessoal sobre pautas vitais, como acessibilidade e inclusão. Veja, então, o que abordar nesse formato de conteúdo para ter um negócio mais inclusivo.
Os webinars da sua empresa podem abordar diferentes temáticas, como o papel dos líderes ao promover a acessibilidade e a inclusão.
Além de poder citar a linguagem inclusiva, a adaptação no local de trabalho para suprir distintas demandas e o conceito de acessibilidade digital.
Esses seminários online, sem dúvida, podem educar todos os membros da sua equipe e torná-los mais receptivos, bem como, aptos a acolherem pessoas de todos os grupos sociais, étnicos, raciais, religiosos, de gênero e orientação sexual.
Uma liderança inclusiva é aquela que promove a acessibilidade e a inclusão de forma prática, ou seja, são pessoas que lideram pelo exemplo, a fim de inspirar todos ao seu redor.
Os líderes, então, acolhem, respeitam e oferecem mais autonomia ao seu quadro de pessoal. Assim, por meio disso, todos se sentem valorizados no local de trabalho e acima de tudo, fica nítido que a empresa investe na equidade de oportunidades.
Para cumprir esse papel, no entanto, é preciso ter algumas características especiais, como:
Um líder inclusivo é aquele que gera uma sensação de pertencimento em cada membro do seu quadro de pessoal, independente de etnia, religião, raça, gênero, deficiência física e mental, idade ou orientação sexual.
A linguagem não sexista ou inclusiva é aquela que comunica algo sem excluir ninguém e de forma compreensível. Portanto, nenhum grupo se sente ignorado, já que essa maneira de se expressar faz uso de palavras que todos conhecem e ainda inclui todos os gêneros.
Um exemplo disso é iniciar os webinars da empresa com uma saudação como: “Boa noite a todos e todas”. Ou seja, a ideia é se conectar aos homens e mulheres que estão assistindo ao seminário. Isso, por sua vez, pode ajudar a:
Para aplicar a linguagem inclusiva em seu local de trabalho, oriente o seu quadro de pessoal a trocar algumas expressões, como:
Essas mudanças sutis podem tornar a comunicação em sua empresa mais inclusiva e menos sexista. Acima de tudo, mostra na prática que a firma se preocupa em acolher a todos, sem excluir ninguém.
O local de trabalho precisa ser acessível a todos, em especial, as pessoas com deficiência. Nesse sentido, a empresa precisa se adaptar e fornecer:
Antes de tudo, no entanto, a firma precisa identificar as limitações de cada membro do seu quadro de pessoal, a fim de realizar as mudanças necessárias para suprir as demandas individuais.
Para aqueles que possuem deficiência auditiva, por exemplo, é essencial que todos os conteúdos em vídeo contenham legendas. Além disso, também é vital realizar treinamentos com um profissional em libras com a equipe e os líderes.
Investir em acessibilidade digital é essencial para que as pessoas com deficiência cumpram de forma plena e sem barreiras com as suas funções no meio virtual. Para isso, as empresas devem seguir as diretrizes do WCAG.
Este, portanto, é um guia que traz orientações essenciais sobre como tornar a web acessível. Aliás, saiba que o WCAG sofre atualizações frequentes, então, é preciso estar pronto para atendê-las e assim, fornecer cada vez mais autonomia aos seus funcionários.
Também é interessante reunir os seus colaboradores com diferentes deficiências e ouvir o feedback deles sobre como a firma pode evoluir neste aspecto. Isso tanto para melhorar o dia a dia deles, como para atender os clientes que fazem parte desse grupo social.
Educar a sua equipe por meio de webinars sobre inclusão e acessibilidade pode mudar o seu negócio. Afinal, um local de trabalho inclusivo gera mais bem-estar e motivação no dia a dia.
Um espaço acessível e que atende às mais distintas demandas, por sua vez, também contribui para que cada funcionário cumpra com a sua função de maneira plena e sem depender de ninguém. Portanto, só há benefícios para a empresa e a equipe.
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