O treinamento de comunicação inclusiva é uma ferramenta importante para os cargos de gestão, bem como, os demais funcionários. Com isso, a empresa pode melhorar o clima interno e dar melhores condições para que todos possam exercer suas funções.
Esse tipo de treinamento serve para esclarecer às pessoas sobre as boas práticas na comunicação, seja ela escrita, verbal ou visual. Dessa forma, é possível criar um ambiente de trabalho diverso, onde todos têm iguais condições de participar.
O treinamento de comunicação inclusiva, aliás, pode impactar de forma positiva em várias atividades que fazem parte da rotina de uma empresa, tais como:
Isso também se aplica ao trato com clientes e a comunidade externa de uma forma geral. Assim, uma organização que dá atenção a esse aspecto gera uma percepção positiva, o que ajuda a atrair novos talentos para as equipes.
Os treinamentos de inclusão são essenciais para todos os colaboradores dentro de uma empresa, uma vez que servem para que possam se relacionar melhor com seus colegas que tenham alguma deficiência.
Em relação à comunicação, em especial, algumas áreas devem dar maior foco porque são responsáveis pelo contato mais direto com esse público, sendo elas:
Nestes casos, a falta de noções básicas de como se comunicar de forma inclusiva pode trazer problemas.
Caso no momento da seleção o recrutador não souber como se dirigir ao candidato, pode causar um constrangimento e até perder a chance de contratar um talento com um bom potencial.
De modo similar, o gestor da equipe, que deve orientar sobre as tarefas, bem como, dar os feedbacks sobre a evolução do funcionário também deve saber como fazê-lo de modo assertivo.
Por último, mas não menos importante, o treinamento de comunicação inclusiva também deve focar nas pessoas que cuidam da apresentação da empresa no meio externo. Com isso, garante-se que haja coerência entre suas ações internas e com o público.
Ao fazer uma capacitação sobre esse tema na empresa é crucial frisar os impactos que tais medidas têm para a qualidade de vida das pessoas com deficiência. Ou seja, por meio de ações simples, podem tornar mais fácil o acesso a, por exemplo:
Logo, também é importante ressaltar a empatia como um aspecto essencial, afinal, permite se colocar no lugar do outro e entender as suas necessidades.
A seguir, veja alguns dos principais aspectos para abordar em um treinamento de comunicação inclusiva no ambiente da empresa.
Para tornar acessível a comunicação é preciso pensar em todos os meios utilizados para esse fim. O uso de imagens é muito comum nas redes sociais e site de uma empresa, por isso, é essencial aplicar algumas ações para torná-las de fácil compreensão a todos.
Incluir descrição e textos alternativos são medidas que dão acesso a esses itens para pessoas com deficiência visual, por exemplo. Aliás, isso contribui até mesmo para obter mais destaque aos conteúdos no Google, o que mostra a relevância do tema.
Outro ponto que deve fazer parte de treinamentos internos são os recursos que podem ser usados para dar mais acessibilidade no dia-a-dia das pessoas com deficiência. Nesse sentido, há vários aplicativos que podem auxiliar, tais como:
Tais itens têm um custo baixo em relação à melhoria que podem trazer para a rotina das pessoas com deficiência. Com isso, podem realizar suas tarefas no trabalho com autonomia e contribuir com toda a equipe.
Uma linguagem inclusiva deve levar em conta as condições de cada pessoa, a fim de acolher todos os grupos. No entanto, é essencial conhecer e evitar o uso de expressões capacitistas.
Estes são termos que mostram o preconceito contra pessoas com deficiência, ao utilizar um aspecto físico para taxá-lo como incapaz. Em alguns casos, quem usa uma dessas expressões pode não se dar conta de como isso atinge esse grupo.
Nesse contexto, esclarecer a todos é a melhor forma de tirar essas palavras do cotidiano, ao explicar a origem e o porquê de serem tidas como ofensivas.
Para criar um treinamento de comunicação inclusiva é preciso primeiro definir um tema principal e as datas para realizar. Dessa forma, o ideal é planejar para que não coincida com períodos de fechamento, por exemplo, para que todos possam estar presentes.
Outro ponto crucial é dar ênfase a troca de ideias e abrir espaço para que os ouvintes façam perguntas e tirem dúvidas. Uma boa forma de tornar mais interativo é usar casos práticos, a fim de identificar quais as condutas corretas em cada situação.
Entre a opção de realizar um treinamento presencial ou online é preciso avaliar a rotina interna da empresa, bem como, se há espaço físico para comportar esse tipo de evento.
O presencial permite maior interação, e uma opção é dividir em turmas menores para não parar as atividades por completo. Já no online, é possível optar por transmitir ao vivo ou gravado, o que dá mais autonomia para que cada um assista em um horário.
Para que a ação tenha um efeito positivo é essencial contar com tutores que tenham experiência no tema. Assim, é válido buscar referências em associações e projetos acadêmicos.
Outro meio de encontrar alguém apto a esse tipo de treinamento é buscar consultorias na área, que podem ajudar inclusive a organizar os demais detalhes.
Ao final do evento, é importante pedir que as pessoas avaliem a experiência e deem suas sugestões sobre os pontos positivos e negativos. Afinal, esse tipo de ação se destina a melhorar o time e deve gerar um aprendizado.
Também é essencial dar espaço às pessoas com deficiência que integram a empresa, a fim de saber quais os desafios no seu dia-a-dia. Dessa forma, pode focar as ações naquilo que faz sentido para a realidade interna das equipes.
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