Carreira

Plano estratégico de inclusão: como criar um ambiente de trabalho acolhedor e inclusivo

Plano estratégico com foco na inclusão é algo importante para as empresas que desejam aplicar a diversidade dentro do local de trabalho. Ao criar um, elas podem achar chances para promover a inclusão em suas equipes

Por que um plano estratégico com foco em inclusão é importante para a minha empresa?

Para uma empresa, ter um plano estratégico com foco na inclusão significa pensar em todas as pessoas, sem deixar ninguém de fora. Assim, isso é muito importante porque as firmas precisam de pessoas com noções e ideias diferentes para crescer e se desenvolver.

Benefícios da inclusão para a empresa e seus funcionários

Quando uma empresa tem um ambiente inclusivo, todos as pessoas sentem que possuem valor e respeito. Assim, isso faz com que elas, por exemplo:

  • trabalhem melhor em equipe;
  • se falem melhor;
  • fiquem mais engajadas com o trabalho.

Vale mencionar, além disso, que a inclusão pode trazer novas ideias e soluções para os problemas do dia a dia da firma, o que pode tornar ela mais competitiva e bem-sucedida.

Como a inclusão pode aumentar a competição no mercado?

Ao valorizar e incluir pessoas com deficiência, a empresa pode ganhar uma nova visão sobre o mercado e como atender aos desejos de todos os clientes.

Isso, ainda mais, pode ajudar ela a criar produtos e serviços inovadores, que atendam a um público diverso. Assim, isso pode tornar a empresa mais competitiva e bem-sucedida, já que ela atende a uma demanda que muitas vezes as outras esquecem.

O papel da liderança na promoção da inclusão na empresa

Os líderes de uma empresa possuem a missão de criar um ambiente inclusivo e acolhedor para todos. Assim, eles devem garantir que todas as pessoas sejam tratadas com respeito e tenham igualdade de chances de crescer.

Eles, além disso, devem incentivar a inclusão em todas as áreas da firma, desde a hora de contratar até a criação de itens e serviços. Pois, isso pode ajudar a criar uma cultura diversa que beneficie a todos.

Como definir metas e objetivos inclusivos no plano estratégico da empresa?

No plano estratégico, definir metas e objetivos inclusivos é importante para garantir que a empresa esteja com foco na inclusão de todos. Para isso, é necessário achar as chances de inclusão nela, como por exemplo:

  • acesso;
  • cursos educativos;
  • as adaptações que precisam fazer.

Depois disso, é preciso definir objetivos específicos, que dêem para medir ao longo do tempo. Por fim, importa ter prazos e pessoas responsáveis para aplicar as metas, para garantir que as ações sejam feitas e os resultados alcançados.

Como identificar chances de inclusão na empresa?

Para achar chances de inclusão na empresa, é essencial ver todas as áreas que estão envolvidas no trabalho. Assim, é preciso verificar se o local é acessível e se há trocas necessárias para pessoas com deficiência, como por exemplo:

  • rampas;
  • elevadores;
  • sinais em Braille.

Além de que importa dar cursos sobre o assunto para os colegas e gestores, para que todos estejam preparados para lidar com a diversidade e inclusão no local de trabalho.

Defina objetivos específicos para a inclusão

Para definir os objetivos inclusivos, importa que eles sejam específicos e que possam ser medidos ao longo do tempo. Por exemplo, uma meta pode ser contratar pelo menos duas pessoas com deficiência até o final do ano.

Isso pode ser medido por meio do número de contratações feitas ao longo do tempo, para garantir que a empresa está a cumprir o seu objetivo.

Crie prazos e responsáveis para aplicar as metas inclusivas

Para que as metas inclusivas sejam aplicadas de forma efetiva, é preciso que sejam definidos prazos e pessoas responsáveis para cada ação.

Caso a meta, por exemplo, seja tornar o ambiente de trabalho mais acessível para as pessoas com deficiência, é necessário ter um prazo para fazer as trocas necessárias e uma pessoa que fique responsável por cuidar da ação.

As metas, dessa forma, vão ser aplicadas de forma organizada e eficaz, o que garante que a firma esteja na missão de trazer a inclusão para todos.

Para um plano estratégico é preciso criar metas e prazos.   Imagem de DCStudio no Freepik.

Quais são as estratégias de inclusão que podem ser incluídas no plano estratégico?

Em um plano estratégico, a empresa precisa definir as estratégias para atingir um objetivo. Assim, algumas das que podem ser incluídas estão a seguir:

  • seleção inclusiva;
  • acesso físico e tecnológico;
  • cursos para a inclusão.

Estratégias para uma seleção inclusiva

Uma seleção inclusiva significa que a empresa está disposta a contratar pessoas com deficiência e oferecer as trocas que elas precisam para que possam trabalhar bem no dia a dia. Aliás, algumas estratégias de para isso são:

  • divulgar as vagas em sites e redes sociais que sejam acessíveis;
  • incluir perguntas para entender se a pessoa precisa de uma adaptação;
  • garantir que o processo seja acessível para todos.

Como promover o acesso fácil físico e tecnológico na empresa?

O acesso físico e tecnológico é essencial para que todas as pessoas possam trabalhar na firma. Dessa forma, algumas ideias para promover isso são ter rampas de acesso, banheiros adaptados e elevadores.

Já na tecnologia inclui ter softwares e recursos que possam ter uso por todos os tipos de pessoas, como por exemplo, um programa com recurso de voz para pessoas com deficiência visual.

Cursos para a inclusão

Dar cursos para a inclusão significa que a empresa está disposta a preparar as pessoas que trabalham lá para trabalhar com pessoas com deficiência. Assim, algumas das dicas para isso está em:

  • fazer palestras para alertar sobre a inclusão;
  • garantir que os líderes saibam liderar equipes inclusivas.

Como avaliar a efetividade do plano estratégico de inclusão na empresa?

Para saber se o plano estratégico de inclusão está certo, é importante medir os seus resultados. Assim, uma maneira de fazer isso é ao usar os indicadores de atividade, que mostram se as metas estão sendo alcançadas.

Outra forma é ao coletar a opinião das pessoas e clientes sobre a inclusão na empresa, para entender se as mudanças estão a fazer diferença. Além disso, é essencial sempre revisar e atualizar o plano.

Indicadores de desempenho para a inclusão na empresa

Os indicadores são uma forma de medir o progresso da inclusão na empresa. Por exemplo, pode-se fazer isso ao avaliar a inclusão das pessoas da firma, o acesso dos espaços, e a satisfação dos clientes.

Coleta e análise de feedback das pessoas e clientes sobre a inclusão

A opinião das pessoas e dos clientes importa para avaliar se o plano de inclusão na empresa deu certo. Dessa forma, a firma pode, por exemplo:

  • fazer pesquisas;
  • entrevistas.

Revisão constante do plano estratégico de inclusão

Para garantir que o plano esteja sempre indo bem, é preciso revisar e atualizar ele de forma constante. Dessa forma, isso significa ver de forma regular os pontos e coletar a opinião das pessoas para ajustar as metas.

Para avaliar se o plano estratégico está indo bem veja a satisfação das pessoas deficientes. Imagem de peoplecreations no Freepik.

Como lidar com as barreiras no plano estratégico de inclusão na empresa?

Algumas das barreiras do plano estratégico de inclusão podem incluir a falta de acesso, o preconceito e falta de saber sobre como incluir pessoas com deficiência.

Para lidar com essas barreiras, a firma pode investir em recursos acessíveis, como rampas e elevadores, e oferecer cursos para as pessoas sobre inclusão. 

admin

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