Carreira

Gestão humanizada x Gestão inclusiva: é a mesma coisa?

Atualmente, tem crescido de forma surpreendente a procura das empresas por uma gestão humanizada e inclusiva. Esse crescimento na procura pode ser tanto pelo fato de uma popularização recente das pessoas com deficiência e seu ingresso no mercado de trabalho, ou também pelo fato de que diversos estudos na área dos negócios apontam um maior crescimento e desenvolvimento dessas empresas que se preocupam com a diversidade e com a gestão humanizada que, de certa forma se faz uma gestão inclusiva.

Como uma consequência a essa popularização relacionada ao ingresso de pcd no mercado de trabalho, começam a surgir algumas dúvidas comuns entre os gestores, diretores, que pretendem implementar esse tipo de gestão na sua empresa, a fim de garantir a inclusão social e a diversidade, e também impulsionar o desenvolvimento e crescimento da sua atividade empresarial.

Gestão inclusiva e gestão humanizada possuem o mesmo sentido?

Antes de chegarmos a quaisquer constatações, é importante que a gente entenda o conceito de cada uma dessas duas gestões, para que, a partir dessa análise, possamos responder essa pergunta. 

Dentro do ambiente empresarial, existe uma figura muito importante, que é a do líder, sendo este fundamental no momento em que tratamos de gestão. A empresa que busca uma gestão diferenciada, deve preparar, além de seus líderes, todos os colaboradores da empresa, pois somente a partir dessas práticas é que se faz possível o desenvolvimento de um ambiente inclusivo e humanizado. 

A gestão humanizada nada mais é do que uma adaptação do processo de produção desempenhado pelo empregado de uma empresa, às suas necessidades, garantindo que a produtividade esteja sempre aliada com a harmonia, bem estar e satisfação dos trabalhadores. Em outras palavras, a gestão humanizada garante que todos os empregados produzam bem à medida que recebem condições para isso. A gestão humanizada nas empresas não está ligada diretamente ao trabalhador com deficiência, mas com o bem estar de todos os empregados. 

Enquanto que a gestão inclusiva diz respeito a uma gestão que tenha como objetivo a diversidade e a inclusão social, mas afinal, você sabe o que é inclusão, e como funciona a gestão inclusiva? 

A inclusão diz respeito à forma que a multiplicidade de características deve ser aceita na nossa sociedade, e aceita como algo natural. É a aptidão de entendermos e reconhecermos o outro tendo a capacidade de viver em comunhão com pessoas que por algum motivo são diferentes de nós.Inclusão é a garantia de que todos os grupos pertencentes à diversidade tenham espaço nos ambientes de ensino, trabalho, bem como garantia de igualdade de chances e oportunidades, que infelizmente é o que não acontece em uma empresa que promove somente a integração de seus funcionários. 

Deste modo, discutir a gestão humanizada e a gestão inclusiva, em palavras diferentes querem dizer respeito à mesma coisa, às mesmas garantias e buscam em comum atender as necessidades de pessoas distintas, respeitando suas diferenças. 

Gestão humanizada e gestão inclusiva não pode ser uma discussão reduzida somente ao questionamento da verossimilhança, afinal, elas podem não ser a mesma coisa, mas ter o mesmo objetivo em comum, que é a promoção de diversidade e igualdade em todos os ambientes, a fim de torná-lo humanizado e garantidor das necessidades de cada pessoa.

Quem é o responsável por uma gestão inclusiva e humanizada?

Quando falamos a palavra gestão, automaticamente nosso pensamento se direciona aos líderes e gestores, e é óbvio que tudo deve se iniciar por eles. Porém, a atuação somente dessas figuras não é suficiente para garantir a humanização e inclusão social. 

É preciso alguém para idealizar, mas diversas pessoas para colocar em prática. Em uma empresa, essa ajuda poderá ser feita por parte do RH e de todos os outros funcionários, afinal, é trabalho de todos garantir a diversidade. 

Como implementar esse tipo de gestão na minha empresa

  • Trace um plano de diversidade estruturado, que objetive sempre o compromisso de valorização de cada empregado, conscientizando a empresa como todo sobre a cultura do respeito e acolhimento, que consequentemente melhor a autoestima e vontade de cada trabalhador.
  • Promova eventos que demonstrem a imagem da sua empresa como sendo ética, inclusiva, para que outras empresas se sintam impulsionadas a fazerem o mesmo.
  • Permita um maior engajamento entre os funcionários, a fim de evidenciar a importância de cada um deles.
  • Forneça todo tipo de auxílio, adaptação, informação e acessibilidade a todos os funcionários.
  • Trabalhe a fim de garantir novas perspectivas e mudanças positivas na empresa, e na vida de cada funcionário.
  • Promova a igualdade e o bom relacionamento entre os empregados, a fim de minimizar cenários de competitividade, onde um precisa subir em cima do outro para garantir sua vitória.
  • Realize censos e mapeamentos periódicos na empresa, isso pode evitar problemas a longo prazo, e desenvolver práticas eficazes de solução de conflitos.
  • Busque acompanhar e estar presente no desenvolvimento do trabalho feito pela pessoa com deficiência, isso pode ocorrer através de pedidos de feedbacks
  • Seja comunicativo na empresa, e promova a comunicação entre todos, é importante agir com empatia e saber se colocar no lugar do outro. Fique atento para garantir que a pessoa com deficiência não está sofrendo preconceito por nenhum outro funcionário. Lembre-se sempre que a manifestação do capacitismo também deve ser combatida.
  • Promova treinamentos em todos os setores. Essa dica é muito importante para todos na empresa. Preparar todos os setores significa se importar com todos, e buscar ao máximo reduzir algumas barreiras. A pessoa com deficiência, independente do setor que ela será direcionada, deve se sentir confortável em questionar, perguntar, e entender cada atividade que o setor desempenha, e nesse momento, todos devem estar preparados.Todos os funcionários da empresa (tanto os funcionários sem deficiência, quanto os com deficiência) devem receber tratamentos. A conscientização é o passo mais importante na tentativa da inclusão.

Gostou do nosso artigo de hoje sobre gestão inclusiva e humanizada? Compartilhe com os seus amigos, e esteja pronto para ser um ensejador da mudança no cenário empresarial.

A Iigual já incluiu mais de 20 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A consultoria nasceu da experiência de vida do casal fundador Andrea Schwarz e Jaques Haber, quando Andrea se tornou cadeirante em 1998 aos 22 anos.

Somos especializados em ações de Inclusão e Diversidade com foco em recrutamento e seleção, palestras, treinamentos, acessibilidade física e digital, Censo da Inclusão e Diversidade e consultoria em D&I.

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