A falta de informação ainda é um problema ainda mais quando se busca promover a diversidade e inclusão no ambiente de trabalho. Por isso, a educação nas empresas é um fator essencial para eliminar essas falsas ideias e conscientizar a todos.
De acordo com um levantamento do Vagas.com sobre diversidade no trabalho, a falta de informação é um dos fatores principais para a ausência de políticas de inclusão. Essa foi a resposta de 48% dos entrevistados, enquanto os demais apontados foram:
Nesse cenário, fazer com que as pessoas conheçam mais sobre o assunto e se livrem de ideias equivocadas, baseadas no senso comum, é essencial. Somente dessa forma é possível dar equidade de oportunidades a todos, independente de suas condições.
Um dos principais prejuízos da falta de informação é a limitação das oportunidades de inclusão dentro de uma empresa.
Isso ocorre porque muitas vezes, o próprio setor de Recursos Humanos não sabe como conduzir um bom processo seletivo para contratar pessoas com deficiência, por exemplo.
Com isso, em muitos casos uma empresa contrata essas pessoas apenas para cumprir com a Lei de Cotas, mas sem aproveitar as suas competências da melhor forma. Ou seja, é ruim para o negócio e também para quem ocupa a vaga, que não se sente integrado.
Outro reflexo da desinformação é o uso de termos que tem um cunho depreciativo ao tratar com pessoas com deficiência. Nesse sentido, algumas das expressões incorretas, mas que ainda se ouvem por falta de conhecimento são:
Para combater a falta de informação nas empresas é essencial investir em ações de conscientização, que podem ser realizadas em diversos formatos, tais como:
As palestras são uma boa forma de levar informação aos funcionários e permite reunir um bom número de pessoas de cada vez. Assim, a depender do tamanho da empresa, é o modo mais prático de trabalhar temas como a diversidade e inclusão.
Para que isso seja eficaz, o ideal é preparar de forma prévia o tema, e fazer um planejamento dos pontos que serão tratados. Além disso, é bom avisar com antecedência sobre o evento, para que todos se programem para reservar esse tempo.
É possível contar com a presença de convidados que tenham conhecimento sobre o assunto, o que agrega ainda mais ao conteúdo. Nesse caso, é preciso buscar alguém dentro do perfil e organizar bem de acordo com a agenda disponível.
Outro método para acabar com a falta de informação é investir em campanhas internas, o que pode ser uma alternativa mais em conta. Dessa forma, podem ser utilizados informativos por e-mail, cartazes e banners com orientações úteis aos colaboradores.
Também é possível tratar desses temas durante a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, que ocorre todos os anos nas empresas. Além de falar sobre segurança, esse evento também permite incluir assuntos do dia a dia.
A capacitação dos funcionários para lidar com a diversidade no trabalho também é uma boa forma de trazer mais conhecimento. Assim, podem ser realizados treinamentos específicos para essa finalidade, sendo alguns dos temas sugeridos:
Tais ações ajudam a fazer com que todos na equipe conheçam mais sobre a realidade e as dificuldades que as pessoas com deficiência encontram para se colocar no mercado de trabalho.
Ainda, permitem que se crie uma consciência maior da importância da inclusão e de ter uma equipe diversa, em que cada um traga um pouco de suas experiências para o trabalho.
O setor de Recursos Humanos é um dos principais responsáveis por combater a falta de informação no ambiente de trabalho. Afinal, ele cuida do capital humano da empresa, e deve conduzir ações para que se alcance a inclusão.
Em contrapartida, é necessária também a participação dos líderes nesse processo, uma vez que são eles que estão em contato direto com as equipes no dia a dia.
Com isso, conseguem identificar primeiro quando há algum problema na integração de um funcionário com deficiência, por exemplo. Assim, pode-se direcionar as campanhas de forma a coibir comportamentos discriminatórios em relação a esses grupos.
As ações contra a falta de informação são capazes de melhorar o clima interno, o que traz uma boa percepção por parte dos funcionários. Dessa forma, eles se sentem parte de uma organização com responsabilidade social, e que investe na capacitação.
Isso tem um reflexo positivo no mercado, uma vez que os próprios colaboradores se tornam promotores e passam a defender aquela marca.
Fora isso, fazer com que as pessoas conheçam mais a respeito evita que funcionários da propaguem ideias e conceitos equivocados que possam ser associados à imagem da empresa.
Não raramente ocorrem casos em que uma pessoa expõe uma fala preconceituosa nas redes sociais, e ao se descobrir que trabalha em determinada instituição, é preciso fazer uma gestão de crise.
Nesse contexto, as ações prévias de conscientização podem evitar esse tipo de ocorrência e ainda refletir de forma positiva na sociedade, porque esses aprendizados serão levados para o dia a dia de cada um.
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