Inclusão

Dicas práticas para aplicar a escuta ativa na sua empresa

Aplicar a escuta ativa é essencial para melhorar a comunicação nas empresas, uma vez que permite transmitir as mensagens com maior clareza. Então, veja a seguir como colocar em prática essa habilidade.

O que quer dizer aplicar a escuta ativa?

Quando se fala em aplicar a escuta ativa, o que se busca é tornar os diálogos mais eficazes, ou seja, ouvir e compreender o que o interlocutor quer dizer. 

Muitas vezes, ao conversar com alguém, a pessoa está entretida com outras tarefas simultâneas. Por isso, ouve apenas parcialmente o que o outro está dizendo, o que gera uma falha na comunicação.

Em outras situações o ouvinte, por conta de conceitos pré-estabelecidos, deixa de ouvir de fato o interlocutor por não levar em conta uma opinião diversa. Todas essas situações acabam por impactar de forma negativa na interação dentro do ambiente de trabalho.

De um lado, a pessoa que pretende dar sua opinião se sente desvalorizada, enquanto o trabalho em si também perde qualidade. Afinal, quando não há clareza nas mensagens, tarefas podem ser feitas de forma incompleta, o que gera retrabalho.

Isso também gera uma perda à empresa, que poderia se beneficiar com novas ideias e soluções vindas dos colaboradores, mas que não têm espaço para expô-las.

Aplicar a escuta ativa requer atenção e uma mente aberta para ouvir e compreender o que o outro diz. Imagem de Kampus Production no Pexels

Qual a importância de aplicar a escuta ativa?

Aplicar a escuta ativa permite obter novas perspectivas para o trabalho, uma vez que cada funcionário pode contribuir com base em suas experiências e vivências. Assim, não basta ter uma equipe de trabalho diversa se não há espaço para essa troca.

Isso também vai ajudar no processo de melhoria contínua da empresa, já que pode-se enxergar pontos que precisam de atenção ou tarefas que podem ser otimizadas. Além disso, é importante destacar outros pontos positivos em adotar essa postura:

  • permite a inovação, porque os funcionários se sentem motivados a dar ideias;
  • reduz conflitos entre a equipe.;
  • aumenta a satisfação no trabalho;
  • melhora a troca de informações entre os diversos setores;
  • traz mais produtividade, uma vez que as tarefas são passadas de forma clara.

Nesse contexto, essa técnica traz ainda mais confiança a todo o time, que sente abertura para expor ideias e propostas. Com isso, há um ganho na qualidade das entregas e por consequência nos resultados da empresa no mercado.

Como aplicar a escuta ativa no dia a dia?

Saber como aplicar a escuta ativa de modo eficaz requer atenção, bem como, abandonar certos hábitos que podem atrapalhar a comunicação. Assim, veja na sequência seis dicas básicas para conseguir melhorar essa habilidade.

Concentração

O primeiro passo para a escuta ativa é estar atento no momento da conversa, ou seja, evite distrações como checar o celular ou continuar a realizar outras tarefas. Isso não só vai impactar na qualidade na comunicação como ainda melhora a percepção do interlocutor.

Caso não consiga dispor de um tempo para conversar, seja claro com a pessoa, e sugira marcar para um outro momento. Dessa forma, se mantém uma comunicação honesta entre as partes, em que cada um valoriza o tempo do outro.

Não seja seletivo

Outro ponto importante para aplicar a escuta ativa é estar aberto ao que o outro propõe, porque muitas vezes a pessoa só ouve aquilo com o que concorda. 

Saber ouvir e levar em conta posicionamentos diversos dos seus pode enriquecer o debate e trazer ideias inovadoras para empresas. Portanto, é preciso treinar essa habilidade para ouvir os argumentos da outra parte na discussão.

Não interrompa

Enquanto a pessoa está expondo uma ideia, foque em ouvi-la com atenção, sem fazer interrupções porque isso acaba por atrapalhar o raciocínio. Caso tenha alguma dúvida ou colocação sobre o assunto, aguarde que ela conclua uma frase ou faça uma pausa.

Deixe de lado as suas crenças pessoais interfiram

Por vezes, as pessoas deixam de considerar as opiniões e ideias de outros colegas por achar que têm menor capacidade. Isso, infelizmente, ainda ocorre com frequência com pessoas com deficiência, bem como, mulheres e outras minorias no ambiente de trabalho.

Para promover a inclusão nas empresas, no entanto, é preciso se livrar desses preconceitos e valorizar o que cada membro da equipe pode trazer de novo para a função. 

Cabe à empresa, buscar capacitar os seus funcionários sobre a importância de saber conviver com as diferenças e desmistificar essas ideias pré-concebidas.

Faça perguntas

A escuta ativa, ao contrário da passiva, pressupõe uma participação do ouvinte no diálogo, por isso, é importante demonstrar o interesse no que está sendo proposto. Isso, é claro, desde que seja pertinente e possa agregar à ideia que o interlocutor trouxe. 

Na sequência, veja alguns exemplos de perguntas que podem ser interessantes que podem ser adaptadas conforme o tipo de interação:

  • qual a sua percepção sobre o assunto;
  • o que o levou a pensar sobre isso;
  • qual seria a ideia para solucionar o problema;
  • como isso impacta no dia a dia da empresa.

Observe a linguagem corporal

Um ponto que poucos prestam atenção, mas que pode repelir a pessoa que vem expor uma ideia é a postura durante a conversa. Ficar de braços cruzados, por exemplo, transmite uma mensagem inconsciente de que a pessoa está fechada ao que está sendo dito.

O ideal é manter o corpo voltado à pessoa com quem está conversando, com contato visual, pois isso demonstra interesse genuíno com o que o outro quer dizer.

Para aplicar a escuta ativa é preciso estar pronto para ouvir e debater ideias, livre de preconceitos. Imagem de Edmond Dantès no Pexels

Aplicar a escuta ativa pode melhorar o clima na empresa?

Sem dúvidas, ao aplicar a escuta ativa no ambiente de trabalho melhora o relacionamento entre os funcionários. Assim, é possível ter mais colaboração, o que vai refletir na produtividade, já que há uma comunicação clara sobre as tarefas de cada um.

Fora isso, aumenta o nível de satisfação das equipes, pois todos gostam de ter suas opiniões valorizadas. Por consequência, há uma menor rotatividade na empresa, o que também reduz custos com treinamento de novos funcionários.

admin

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