Diversidade: por que isso é importante?

Reduzir as desproporções entre brancos e negros, homens e mulheres, pessoas com e sem deficiência nas empresas e no mercado de trabalho é um desafio que, quando superado, só traz vantagens

Reportagem publicada no jornal O Povo, por Amanda Araújo, em 15/06/2020

Laura Barbosa, 28, empreendedora.

Na maioria das vezes, trabalho de turbante e escuto alguns comentários do tipo: que cabelo bonito, mas um pouco assanhado, né? Ou até do tipo: não pensa em colocar uns grampos para deixá-lo um pouco mais domado?”. O relato da empreendedora Laura Barbosa, 28, é a ponta do iceberg de uma estrutura histórica de racismo na sociedade, também, refletido nas oportunidades desiguais do mercado. O assunto não é novo, mas o que mudou desde então para mulheres, negros (pessoas pardas e pretas) e Pessoas com Deficiência (PcD)?

Especialistas ouvidos pelo POP Empregos&Carreiras explicam que, sim, há mais consciência do que há 20 anos de que esse é um tema das corporações.

“Vemos avanço no estabelecimento de metas para reduzir desproporções dentro das companhias entre brancos e negros, mulheres e homens, pessoas com ou sem deficiência, mas ainda não vemos os resultados objetivos, mudança. A meu ver, as histórias emblemáticas virão quando começarmos a ver, de forma expressiva e consistente, maior participação desses públicos em desvantagem nos espaços de decisão dessas companhias”, diz Ana Lúcia Melo, diretora-adjunta do Instituto Ethos.

A situação está longe do ideal, e as oportunidades também variam caso a caso.

Laura por exemplo, nutricionista e barista, chegou a exercer cargos importantes dentro das empresas antes de abrir o Nupê Café (@nupecafe), mas sabe que foi uma minoria. “Ter a pele preta é algo que nos acompanha a vida toda. Mesmo experimentando alguns privilégios sociais, ela não nos livra de situações dolorosas e constrangedoras”, afirma.

No começo, os comentários ouvidos pela sócia-proprietária do Nupê a deixavam triste, ela conta que “dava sorriso sem graça, de canto de boca, e seguia com o atendimento”. “Depois de um tempo, passei a entender o quão pequena de espírito aquela pessoa era e falava alguma coisa, na brincadeira, mas que acabava deixando-a constrangida pelo comentário maldoso, que, algumas vezes, é tão enraizado e naturalizado na fala, que a pessoa não percebe. De certa forma, tinham a intenção de falar e entendiam o que eu tinha para dizer”, explica.

Mulher e preta, Laura pensa e luta por inclusão dentro do próprio negócio.

Quando o líder entende esse tema e atua em defesa da diversidade, “ele se torna um espelho para que outros profissionais sejam mais inclusivos e um agente ativo caso ocorra algum caso de discriminação na empresa”, ressalta a professora Liliane Rocha, autora do livro “Como ser um líder inclusivo”, fundadora e CEO da Gestão Kairós consultoria de Sustentabilidade e Diversidade.

Negócios com maior diversidade têm 33% mais chances de performar melhor no mercado, conforme estudo da Delloite, publicado no início deste ano. “Empresas mais diversas são empresas que tendem a ter melhor desempenho financeiro. Esse melhor desempenho não está atrelado apenas à maior presença de mulheres, mas à maior diversidade étnico-cultural”, reforça Ana Lúcia.

Para quem é mulher, negro, LGBTQIA , pessoa com deficiência, a dica de Liliane é entender que a intelectualidade e a competência serão partes do processo. “Você deve saber que vivemos em uma sociedade onde há o preconceito, que esse preconceito poderá vir impactar a sua carreira. É preciso ter muita estrutura emocional para desconstruir o preconceito de outras pessoas e construir conhecimento de diversidade em cima. Para isso, você vai ter que ter que ter inteligência, habilidade, as ferramentas e informações, conhecimentos necessários para lidar com situações de preconceito para que elas não se tornem um entrave em sua carreira”, completa.

VANTAGENS DA DIVERSIDADE

> Maior acesso a diferentes perspectivas e fontes de informação;

> Maior compreensão e melhor comunicação com os clientes;

> Aumento da notoriedade da marca;

> Melhor imagem do empregador;

> Performance melhorada;

> Melhor capacidade de resposta e mudança através da criatividade;

> Maior legitimidade;

> Abordagens inovadoras para produtos.

Fonte: Ana Lúcia Custódia, diretora do Instituto Ethos

Acesso mais difícil

No Ceará, 27,69% da população apresenta algum tipo de deficiência, de acordo com a analista de desenvolvimento do mercado de trabalho e técnica responsável pelo atendimento à pessoa com deficiência do IDT/Sine, Fátima Almeida. “O estoque de empregos ainda é pequeno, e ainda tem mais um detalhe, nem sempre as empresas têm a preocupação de flexibilizar o perfil das vagas, nem sempre estão preocupadas que por trás tem um ser humano.”

De janeiro a maio, o IDT/Sine intermediou abertura de 1.493 vagas exclusivas para PcD, mas apenas 352 foram ocupadas. Cláudio Amora, 46, é um dos candidatos que busca emprego.

“Meu principal desafio [ao longo dos anos] foi as pessoas não acreditarem no meu potencial por ter deficiência (ele usa muletas). Em uma determinada empresa, fui promovido e um colega falou que eu não seria capaz de exercer aquela função. No final, acabei provando que sou capaz”, conta.

A maior parte das PcD ainda ocupa funções operacionais, explica Jaques Haber, sócio-fundador da iigual Inclusão e Diversidade. “Entre o discurso e a ação, ainda falta muito, se a gente olhar para as 500 maiores empresas, de acordo com o Instituto Ethos, ainda tem uma liderança majoritariamente branca, masculina, heterossexual, sem deficiência, cis gênero.”

O que continua a ocorrer: as empresas contratam PcD apenas para cumprir a cota da Lei nº 8.213/1991. Também buscam aqueles com menor “grau” de deficiência. “Os cegos têm muita dificuldade, pessoas com deficiência auditiva total e cadeirantes encontram muita restrição”, acrescenta Fátima.

De acordo com Jaques, também há um mito sobre o custo da acessibilidade. “O custo da acessibilidade é muito menor do que as pessoas imaginam, às vezes exige pequenas adequações.” Mas, lembre-se, acessibilidade não é apenas espaço físico: sua empresa deve ter softwares para ajudar PcD a executarem tarefas e também um site com tecnologia assistida para o público em geral.

Tem uma vaga?

Cláudio Amora busca emprego para funções de caixa, assistente de produção, telemarketing, recepcionista, contínuo, recepcionista e assistente de produção. Entre em contato pelo número: (85) 8813.0601.

35%

é a porcentagem de funcionários negros nas 500 maiores empresas do Brasil

4,7%

é a porcentagem de negros em quadros executivos dessas empresas

Fonte: Instituto Ethos

CONSULTORIA PARA PcD

A iigual surgiu a partir da experiência de vida de Jaques e da esposa dele, Andrea Schwarz (LinkedIn Top Voices 2019). “A gente era um casal de namorados jovens quando ela ficou na cadeira de rodas. Dessa experiência de vida, a gente escreveu o primeiro guia da cidade de São Paulo voltado para PcD. Depois, nasceu a nossa consultoria que tem o foco especializado no mercado de trabalho para PcD”, diz o sócio-fundador.

Com treinamentos, análises de diversidade, recrutamento e seleção especializados, a iigual já incluiu 20 mil pessoas no mercado de trabalho do País, em quase mil empresas. Não são apenas PcD, mas também mulheres, negros e LGBTQIA . O cadastro do currículo é gratuito: https://iigual.com.br/

iiadmin

Postagens recentes

Como promover a diversidade e a inclusão nos setores comerciais?

Os setores comerciais são vitais para que uma empresa cresça saudável ao longo dos anos. Assim, é crucial que em…

11 horas atrás

Como os setores industriais devem aplicar a diversidade e inclusão?

Aplicar a diversidade e a inclusão nos setores industriais é essencial para se manter competitivo em um cenário que valoriza…

1 dia atrás

As empresas mais ricas do mundo estão preocupadas com diversidade e inclusão?

Boa parte das empresas mais ricas do mundo se destacam não apenas pela quantia imensa de capital que possuem, mas…

4 dias atrás

Entenda como as empresas que contratam para trabalhar pela internet podem ser mais inclusivas

Entenda que as empresas que contratam para trabalhar pela internet não apenas podem, como devem estar atentar as questões de…

5 dias atrás

Desvendando a tecnologia assistiva: ferramentas para inclusão efetiva

A tecnologia assistiva é muito importante para que a inclusão aconteça de forma eficaz. Isso porque, são os recursos que…

6 dias atrás

Estratégias de diversidade e inclusão das empresas multinacionais

Há muitas empresas multinacionais que se destacam por adotar práticas e políticas que tornam o ambiente de trabalho um local…

1 semana atrás

Este site usa cookies.