RH Inclusivo

Como mensurar a satisfação de seus colaboradores

Independentemente do segmento a que a sua empresa pertence, com certeza você se preocupa com a opinião que os clientes possuem em relação a sua organização. Afinal essa opinião pode determinar o seu sucesso ou o seu fracasso.

Além disso, você também deve se preocupar com a opinião que os seus fornecedores e outras empresas possuem ao seu respeito. Pois isso pode te engajar ainda mais no ramo empresarial, se você conseguir passar uma visão positiva da empresa para eles.

Com certeza a opinião e a satisfação de todas essas pessoas são importantes para que a sua empresa seja bem vista perante toda a sociedade. Mas existe um grupo de pessoas que você deve se preocupar ainda mais em obter um conceito positivo sobre a sua empresa.

Estamos falando de seus colaboradores. Os seus funcionários devem ser as pessoas mais satisfeitas com a sua empresa. A forma que eles enxergam o local de trabalho, pode também determinar o seu sucesso ou o seu fracasso.

Diante disso, você precisa proporcionar um ambiente de trabalho agradável e satisfatório para todos os funcionários da empresa. Talvez você ache que já esteja fazendo isso, mas é muito importante saber se isso acontece de fato.

Para que você tenha certeza da satisfação dos colaboradores em relação à empresa é necessário medir essa satisfação.

Para medir a satisfação dos colaboradores é necessário levar em consideração as condições de trabalho de todos os funcionários. Se a sua empresa possui pessoas com deficiência, é muito importante se atentar a opinião deles em relação a empresa, pois a empresa pode estar atendendo aos padrões dos funcionários sem deficiência, mas deixando a desejar na acessibilidade de PCDs por exemplo.

Para te ajudar a mensurar a satisfação de todos os funcionários da empresa, desenvolvemos esse artigo que vai te dar algumas dicas de como fazer isso da melhor forma possível.

Importância de medir a satisfação do funcionário

Muitas empresas possuem o discurso de que os colaboradores são o seu bem mais precioso. Mas na prática não é bem assim!

Diante disso, apenas falar que os seus funcionários são importantes para a empresa, não vai fazer com que eles se sintam assim. Quando os colaboradores sentem que são importantes para a empresa na prática, a satisfação deles aumenta consideravelmente. 

Mas para que você saiba que está deixando o funcionário satisfeito é necessário medir corretamente. A satisfação tem a ver com os sentimentos dos colaboradores em relação a empresa. Não é fácil medir sentimentos, por isso você precisa fazer isso de forma bem pensada e da maneira correta.

Para exemplificar imagine que na sua empresa um funcionário com deficiência esteja sofrendo discriminação porque você ainda não implementou uma cultura inclusiva que conscientize todos os caolaboradoes da importância de respeitar os outros. Como você acha que esse funcionário PCD se sente em relação a empresa? Com certeza ele não está satisfeito!

Funcionários insatisfeitos podem afetar de maneira significativa o sucesso da empresa. Veja a seguir como isso pode acontecer:

  • Retenção de funcionários – É difícil manter os funcionários por perto se eles não estiverem felizes em trabalhar para você. Funcionários satisfeitos têm menos probabilidade de sair para um trabalho diferente.
  • Produtividade – Faz sentido que funcionários insatisfeitos não se esforcem no trabalho da mesma maneira que aqueles que estão realmente felizes com seu trabalho. Funcionários satisfeitos tendem a ser duas vezes mais produtivos do que seus colegas insatisfeitos.
  • Cultura da empresa – Funcionários insatisfeitos podem se tornar tóxicos com o tempo, prejudicando a cultura da empresa e criando um ambiente de trabalho ruim. Os funcionários satisfeitos, por outro lado, são mais propensos a dar apoio e entusiasmo.

O que você deve medir

A melhor maneira de saber que algo atende as expectativas é medir. Saber a opinião dos funcionários em relação aos processos que ocorrem na empresa é uma forma de medir se a empresa está atendendo as expectativas deles como profissionais.

Além das questões que dizem respeito às atividades de trabalho, também é importante verificar como andam as relações interpessoais dentro da empresa. Pois isso também pode ser um parâmetro que afeta a satisfação da equipe.

Além disso, se a empresa possui funcionários com deficiência, é importante medir a inclusão e a acessibilidade que a empresa provê para que eles possam desempenhar as suas atividades de forma independente.

Maneiras de mensurar a satisfação dos colaboradores

Agora que você já sabe por que medir e o que medir, é necessário saber como medir a satisfação de sua equipe de colaboradores. Para isso, fique atento aos pontos a seguir.

Envie pesquisas para os funcionários

Uma maneira simples, mas muito eficaz de mensurar a satisfação é enviar pesquisas para os funcionários. Pesquisas com várias perguntas de múltipla escolha e algumas perguntas abertas de ponto de vista podem ser muito efetivas para mensurar a satisfação de seus clientes internos.

Quando essas pesquisas são feitas de forma anônima, os funcionários se sentem mais à vontade para expor o que eles realmente pensam em relação a empresa. Em pesquisas que exigem a identificação, os funcionários se sentem coagidos e ficam com medo de retaliação por falar a verdade. 

Analise os dados do espaço de trabalho

Se você disponibiliza ambientes de descontração, como salas de jogos na empresa, pode analisar como esses ambientes são utilizados. Se poucas pessoas frequentam esses ambientes, provavelmente a maioria dos funcionários não estão satisfeitos com algo.

Compare sua empresa com outras

Compare sua empresa com concorrentes bem sucedidos. Observe nos sites deles, nos blogs e na mídia em geral, como essas empresas lidam com os funcionários. Analise o que eles oferecem, observe se são empresas inclusivas e como eles promovem a inclusão.

Depois compare esses dados com os dados de sua empresa, para medir as melhorias que a sua empresa pode fazer para aumentar a satisfação da sua equipe de funcionários.

Mais importante do que mensurar é colocar em prática ações para promover a satisfação de todos os funcionários em sua empresa.

Se você gostou do nosso artigo, compartilhe essas informações importantes com outras pessoas. Ao fazer isso, você se tornará parte de uma grande mudança que está apenas começando!

A Iigual já incluiu mais de 20 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A consultoria nasceu da experiência de vida do casal fundador Andrea Schwarz e Jaques Haber, quando Andrea se tornou cadeirante em 1998 aos 22 anos.

Somos especializados em ações de Inclusão e Diversidade com foco em recrutamento e seleção, palestras, treinamentos, acessibilidade física e digital, Censo da Inclusão e Diversidade e consultoria em D&I.

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