Construir um conteúdo com diversidade e inclusão é um ponto vital que deve ser considerado em qualquer estratégia. Assim, seja no ambiente virtual ou físico, é importante que você utilize técnicas que contribuam para a acessibilidade.
Um conteúdo diverso e inclusivo, é aquele que não possui barreiras de acesso. Ou seja, não é limitante para qualquer pessoa que possa e deseje verificá-lo. Além disso, também aborda informações sobre essa área.
Possui grande importância, então, para gerar mudanças individuais, sociais e, inclusive, no local de trabalho. Eles podem ser vistos no ambiente digital e também presencial, de sites a livros.
Investir em criar uma cultura de diversidade e inclusão na sua empresa é essencial para o dia a dia em equipe. Pois, a partir disso, há uma maior abertura para livre expressão, o que gera sensação de bem-estar e melhorias nos resultados.
Cria-se, então, um ambiente mais acolhedor e com pessoas que possuem diferentes percepções sobre o mundo. Com isso, há impactos positivos, inclusive, no alcance de resultados de todo o time, o qual se sente mais motivado e engajado.
Para criar um conteúdo diverso e inclusivo, é essencial ter uma equipe com pessoas de diferentes pontos de vista. – Foto do Freepik (link)
As vantagens de criar um conteúdo diverso e inclusivo vão desde o aumento dos ganhos à promoção de uma boa imagem para a empresa. Nesse sentido, alguns dos principais motivos para você investir nessa área, são:
Outro aspecto importante é que a inclusão é um dos pontos que compõem a responsabilidade social. Então, a sua Organização passa a assumir um compromisso que visa impactar positivamente a qualidade de vida das pessoas.
A partir desse conteúdo, a empresa ganha maior destaque frente às concorrentes. Além disso, também se torna cada vez mais reconhecida pelas suas ações na sociedade.
Observar a sua equipe e perceber se ali há diversidade, é também um ponto essencial nesse processo. Afinal, para além do ambiente digital, há o mundo físico no qual as Organizações podem e devem investir em promover a equidade de oportunidades.
Trabalhar em conjunto com a área de recursos humanos é vital no ambiente de trabalho. Assim, é possível pensar estratégias e formatos de contratação adequados para a inclusão de colaboradores.
A partir disso, a sua empresa contribui de modo ativo para mudanças sociais e se torna referência para outros negócios. Além disso, com as diferentes percepções do mundo, há mais chances de gerar inovações e obter melhores resultados.
Para construir um conteúdo inclusivo e diverso para a sua empresa é vital ter atenção, do tema ao modo que será feita a publicação. Então, é essencial que, ao criar a sua estratégia, você considere alguns pontos, como:
Vale ressaltar que, apesar do grande avanço nessa área, ainda é comum ver empresas que investem em ações pontuais. Ou seja, buscam levar representatividade e valorização social apenas em períodos e datas específicas.
Essas questões podem e devem ser pensadas ao longo do ano inteiro. Pois, por meio delas, é possível gerar uma gama de mudanças sociais. Além de também impactam de modo positivo para que o seu público-alvo se sinta cada vez mais representado.
Na atualidade, há uma gama de inovações tecnológicas voltadas a pessoas com deficiência. A partir delas, há grandes melhorias na qualidade de vida e inclusão desse público. Por esse motivo, podem ser vistas tanto no ambiente físico quanto digital.
Para criar um conteúdo acessível, é vital que a sua empresa conheça essas ferramentas e como elas funcionam. Porque, com isso, é possível investir em ações efetivas e que todos os usuários possam acessar com diferentes recursos.
Apesar de ser uma técnica muito conhecida, ainda são poucas as empresas que investem no uso de legendas. Esse é um auxílio vital para que pessoas surdas ou que tem baixa audição possam entender o que é exibido.
De acordo com um estudo feito pela Digiday, 85% dos usuários assistem a vídeos sem ativar o som. A partir disso, há a percepção de que cada vez mais, o uso de ferramentas voltadas à acessibilidade são essenciais, principalmente no ambiente digital.
Investir na interpretação em libras também é um ponto importante para garantir que todos possam ter acesso ao seu conteúdo. Então, vale implementar recursos que ajudem na tradução de informações.
Na atualidade, é comum fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo e o consumo de conhecimentos não fica atrás. Ou seja, um indivíduo pode querer saber mais sobre uma receita culinária enquanto faz a sua atividade física diária.
Com essa consideração, é bem legal que você volte a sua estratégia de conteúdo a diferentes formatos. Assim, além de produzir textos para blog, ebooks, você pode investir também em podcasts e vídeos, por exemplo.
A partir disso, o seu material pode ser consumido em diferentes momentos e não gera limitações a qualquer indivíduo. Além disso, você poderá alcançar um público maior e, inclusive, expandir o conhecimento sobre a sua marca.
O setembro verde é uma campanha que se dedica a dar visibilidade a luta das pessoas com deficiência por seus…
O que é pcd são indivíduos que possuem algum tipo de desafio em fazer certas ações que outras pessoas fazem…
Na maioria das vezes, quando se fala em símbolo da inclusão, o termo significa, na verdade, um conjunto deles. Isso…
Saber o que significa diversidade é de extrema importância para que as ações que envolvem o tema sejam efetivas. Assim,…
Um bom coaching ou mentoria pode fazer toda a diferença ao guiar a carreira uma pessoa de um ponto a…
Para criar políticas que proíbam a discriminação dentro da empresa é preciso, sobretudo, ter a intenção de que isto se…
Este site usa cookies.