Inclusão

Como usar a comunicação interpessoal para integrar pessoas com deficiência nas empresas?

A comunicação interpessoal é um aspecto essencial no ambiente de trabalho, porque evita mal-entendidos e retrabalho. Além disso, é uma soft skill vital para promover a inclusão de pessoas com deficiência nas empresas.

O que é a comunicação interpessoal?

A comunicação interpessoal consiste na troca de mensagens entre duas ou mais pessoas, seja ela verbal ou não verbal, como, por exemplo, por meio de:

  • gestos e linguagem do corpo;
  • textos;
  • imagens e vídeos.

Esse tipo de interação está presente em todos os tipos de relações pessoais, como na família, entre amigos e também no trabalho. A internet trouxe essa realidade, uma vez que hoje é possível conversar com pessoas em tempo real mesmo à distância.

A partir desse tipo de recurso pode-se realizar processos de seleção virtual, por exemplo. Neste caso, saber se comunicar bem é ainda mais crucial, já que a interação física fica limitada.

Quais são os seus elementos principais?

Na interação entre duas ou mais pessoas, se observam alguns elementos básicos, que podem impactar na forma como se recebe a mensagem, sendo eles:

  • emissor, ou seja, aquele que emite a fala;
  • mensagem, o conteúdo em si;
  • canal, que consiste no meio de transmissão, por exemplo, o telefone;
  • código, o idioma escolhido;
  • receptor, a pessoa que recebe a mensagem.

Por último também há a retroalimentação, que nada mais é do que a checagem de que o receptor entendeu o informe. Em uma conversa regular, emissor e receptor se alternam em seus papéis, uma vez que ora falam e depois ouvem o retorno do outro.

A comunicação interpessoal está presente em várias situações do dia a dia, como em uma reunião no trabalho. Imagem de Darlene Alderson no Pexels

Quais são os tipos de comunicação interpessoal?

Há três tipos, que são a comunicação verbal e não verbal, além da paraverbal, sendo que a diferença entre elas está em como é direcionada. Veja a seguir quais são as características entre cada uma:

  • verbal, é aquela que ocorre pela fala, como uma conversa ou palestra, por exemplo;
  • não verbal, usa recursos como a linguagem do corpo, gestos ou até mesmo LIBRAS;
  • a paraverbal se refere ao tom de voz, bem como pausas e expressões.

Como a comunicação interpessoal ajuda a incluir pessoas com deficiência?

Com uma comunicação interpessoal eficiente fica mais fácil ajudar na adaptação de pessoas com deficiência. Assim, no trabalho essa é uma iniciativa muito positiva, que pode ser vista em ações como:

  • entender porque fazer a adaptação do espaço para torná-lo acessível;
  • ouvir da pessoa quais são os seus interesses e projetos;
  • auxiliar nas dúvidas que surjam no dia a dia;
  • transmitir as informações certas para a execução das tarefas.

Outro ponto positivo é que a melhoria na comunicação permite dar feedbacks mais efetivos, com respeito às condições de cada pessoa.

Adaptação em diversos formatos

Não apenas na interação verbal, em que é preciso adaptar a fala segundo o receptor, o mesmo deve ocorrer nos demais canais. Dessa forma, em uma interação por vídeo ou reunião online, pode-se usar recursos de legendas, por exemplo.

Isso aumenta o alcance da mensagem também para aquelas pessoas com problemas auditivos e garante que seja acessível a todos.

Como melhorar a comunicação interpessoal com pessoas com deficiência?

O primeiro passo para a comunicação interpessoal com esse público é entender quem é o receptor. Ou seja, é preciso conhecer qual é o tipo de deficiência para se adaptar conforme preciso na fala ou na forma como se posiciona para que a conversa flua bem.

Ao se dirigir a uma pessoa em cadeira de rodas, por exemplo, o ideal é que se poste de frente para ela e mantenha o contato visual. Já alguém com deficiência visual, se faça perceber e não eleve o tom de voz, exceto se ela tiver também um problema de audição.

Pratique a escuta ativa

Aplicar a escuta ativa é essencial para uma boa comunicação, por isso, ao tratar com um colega com deficiência, vale seguir algumas dicas simples como:

  • deixar a pessoa falar em seu próprio ritmo, sem apressá-la;
  • ouvir sobre como ajudar quando for preciso.

Cuide da postura

Ao tratar com uma pessoa com deficiência auditiva, por exemplo, a comunicação não verbal é ainda mais relevante. Assim, o ideal é se manter de frente para o interlocutor e evitar levar a mão à boca ou criar barreiras que atrapalhem a leitura dos lábios.

Esteja sempre disposto a aprender

Lidar com uma realidade diferente requer empatia para entender os desafios do outro e também a capacidade de aprender e corrigir posturas errôneas. Por isso, é preciso estar aberto à interação, pois isso permite rever conceitos e melhorar o convívio com os demais.

A comunicação interpessoal exige o exercício da escuta ativa para entender a mensagem do interlocutor. Imagem de Rebrand Cities no Pexels

Como a empresa pode incentivar a comunicação interpessoal?

É possível investir em palestras e treinos internos, a fim de melhorar a comunicação interpessoal. Com isso, pode-se ter uma grande melhora no ambiente de trabalho, uma vez que todos conseguem expor de forma clara as suas ideias.

Neste ponto, também é essencial dar espaço para que todos os membros possam falar e pedir ajuda quando precisar. Assim, a equipe terá um incentivo para colaborarem entre si, o que tende a aumentar os resultados nas entregas.

Caso precise de suporte, a IIGUAL é uma empresa que oferece consultoria voltada à inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Por isso, tem expertise para orientar esse processo de melhoria interna em todos os setores.

admin

Postagens recentes

Participe do setembro verde: Iniciativas práticas para a inclusão

O setembro verde é uma campanha que se dedica a dar visibilidade a luta das pessoas com deficiência por seus…

3 dias atrás

O que é pcd? Descubra tudo sobre esse grupo

O que é pcd são indivíduos que possuem algum tipo de desafio em fazer certas ações que outras pessoas fazem…

4 dias atrás

Qual é o símbolo da inclusão? Conheça a sua origem

Na maioria das vezes, quando se fala em símbolo da inclusão, o termo significa, na verdade, um conjunto deles. Isso…

5 dias atrás

O que significa diversidade e como aplicar esse conceito na prática dentro das empresas?

Saber o que significa diversidade é de extrema importância para que as ações que envolvem o tema sejam efetivas. Assim,…

6 dias atrás

Importância da mentoria e coaching para pessoas com deficiência

Um bom coaching ou mentoria pode fazer toda a diferença ao guiar a carreira uma pessoa de um ponto a…

7 dias atrás

Como criar políticas que proíbam a discriminação e promovam a equidade?

Para criar políticas que proíbam a discriminação dentro da empresa é preciso, sobretudo, ter a intenção de que isto se…

1 semana atrás

Este site usa cookies.