A comunicação interpessoal é um aspecto essencial no ambiente de trabalho, porque evita mal-entendidos e retrabalho. Além disso, é uma soft skill vital para promover a inclusão de pessoas com deficiência nas empresas.
A comunicação interpessoal consiste na troca de mensagens entre duas ou mais pessoas, seja ela verbal ou não verbal, como, por exemplo, por meio de:
Esse tipo de interação está presente em todos os tipos de relações pessoais, como na família, entre amigos e também no trabalho. A internet trouxe essa realidade, uma vez que hoje é possível conversar com pessoas em tempo real mesmo à distância.
A partir desse tipo de recurso pode-se realizar processos de seleção virtual, por exemplo. Neste caso, saber se comunicar bem é ainda mais crucial, já que a interação física fica limitada.
Na interação entre duas ou mais pessoas, se observam alguns elementos básicos, que podem impactar na forma como se recebe a mensagem, sendo eles:
Por último também há a retroalimentação, que nada mais é do que a checagem de que o receptor entendeu o informe. Em uma conversa regular, emissor e receptor se alternam em seus papéis, uma vez que ora falam e depois ouvem o retorno do outro.
Há três tipos, que são a comunicação verbal e não verbal, além da paraverbal, sendo que a diferença entre elas está em como é direcionada. Veja a seguir quais são as características entre cada uma:
Com uma comunicação interpessoal eficiente fica mais fácil ajudar na adaptação de pessoas com deficiência. Assim, no trabalho essa é uma iniciativa muito positiva, que pode ser vista em ações como:
Outro ponto positivo é que a melhoria na comunicação permite dar feedbacks mais efetivos, com respeito às condições de cada pessoa.
Não apenas na interação verbal, em que é preciso adaptar a fala segundo o receptor, o mesmo deve ocorrer nos demais canais. Dessa forma, em uma interação por vídeo ou reunião online, pode-se usar recursos de legendas, por exemplo.
Isso aumenta o alcance da mensagem também para aquelas pessoas com problemas auditivos e garante que seja acessível a todos.
O primeiro passo para a comunicação interpessoal com esse público é entender quem é o receptor. Ou seja, é preciso conhecer qual é o tipo de deficiência para se adaptar conforme preciso na fala ou na forma como se posiciona para que a conversa flua bem.
Ao se dirigir a uma pessoa em cadeira de rodas, por exemplo, o ideal é que se poste de frente para ela e mantenha o contato visual. Já alguém com deficiência visual, se faça perceber e não eleve o tom de voz, exceto se ela tiver também um problema de audição.
Aplicar a escuta ativa é essencial para uma boa comunicação, por isso, ao tratar com um colega com deficiência, vale seguir algumas dicas simples como:
Ao tratar com uma pessoa com deficiência auditiva, por exemplo, a comunicação não verbal é ainda mais relevante. Assim, o ideal é se manter de frente para o interlocutor e evitar levar a mão à boca ou criar barreiras que atrapalhem a leitura dos lábios.
Lidar com uma realidade diferente requer empatia para entender os desafios do outro e também a capacidade de aprender e corrigir posturas errôneas. Por isso, é preciso estar aberto à interação, pois isso permite rever conceitos e melhorar o convívio com os demais.
É possível investir em palestras e treinos internos, a fim de melhorar a comunicação interpessoal. Com isso, pode-se ter uma grande melhora no ambiente de trabalho, uma vez que todos conseguem expor de forma clara as suas ideias.
Neste ponto, também é essencial dar espaço para que todos os membros possam falar e pedir ajuda quando precisar. Assim, a equipe terá um incentivo para colaborarem entre si, o que tende a aumentar os resultados nas entregas.
Caso precise de suporte, a IIGUAL é uma empresa que oferece consultoria voltada à inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Por isso, tem expertise para orientar esse processo de melhoria interna em todos os setores.
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