Guia de Comunicação Inclusiva

Muito tem se ouvido falar sobre a comunicação inclusiva, mas você sabe o que significa comunicação inclusiva? Vamos tratar disso de uma forma bem simples, começando pelo seu conceito. 

Uma comunicação é inclusiva quando ela permite que todas as pessoas possam ter acesso a ela, e entendê-la. Geralmente considera-se inclusiva a comunicação a partir do momento que ela usa uma linguagem de amplo entendimento, usando métodos de simples cognição, podendo ser feita através de:

  • Imagens;
  • Linguagens;
  • Legendas;
  • Audiodescrição;
  • Dublagens;
  • Desenhos;
  • Braile;
  • Libras, entre outros.

Diferença entre acessibilidade e inclusão

É muito importante sabermos reconhecer as diferenças desses dois institutos. Embora tenham sentidos diferentes, muitas pessoas confundem e misturam seus conceitos. 

A acessibilidade diz respeito à facilidade na aproximação e tratamento. É a possibilidade de criar condições capazes de fazer com que pessoas em condição de desigualdade consigam alcançar os mesmos objetivos.

Já a inclusão é muito mais abrangente. Não diz respeito somente à políticas públicas capazes de proporcionar condições de “igualdade”, mas carrega consigo a necessidade de saber os cuidados e ajustes necessários em cada processo de adaptação.

Quais locais geralmente se utilizam da comunicação inclusiva?

  • Escolas: o ambiente de ensino, desde 1994, busca se aperfeiçoar na comunicação inclusiva. Sabemos que ainda hoje as pessoas com deficiência sofrem grande preconceito e discriminação, principalmente entre os colegas de escola. Por isso, é necessário que os gestores se preocupem e assegurem o processo da comunicação inclusiva, para que esses alunos portadores de deficiência se sintam incluídos no ambiente escolar.
  • Empresas: a lei de cotas de 1991 também prevê a necessidade de pessoas com deficiência ocuparem cargos em empresas. A cada 100 funcionários, uma média de 2% a 5% das vagas é destinada às pessoas com deficiência. A comunicação inclusiva dentro da empresa também deve funcionar como um meio de adaptação positiva de todos os funcionários e também das PCDs, para que ambas possam alcançar seus objetivos. É de suma importância promover na empresa meios inclusivos de adaptação, como por exemplo maior acessibilidade ao ambiente de trabalho.

A quem é destinada a comunicação inclusiva?

A comunicação inclusiva geralmente é destinada para todas as pessoas que sofrem com a  discriminação. Seja essa discriminação por sexo, religião, idade, origem, raça, etnia, e principalmente deficiência (seja ela física ou mental).

Na maioria das vezes, as pessoas portadoras de deficiência são as que mais são oprimidas com a discriminação e falta de oportunidades por parte do poder público. 

A preocupação com esse tema tem sido mais reconhecida e discutida agora. A ausência de prestações do próprio Estado fez com que as pessoas se revoltassem e procurassem justiça em condições de igualdade e oportunidades. 

Tornar um ambiente inclusivo implica em modificar toda a cultura do local. Seja ele escolar, ou no trabalho. Requer treinamento e paciência, principalmente dos funcionários ou coleguinhas que precisarão passar por várias adaptações.

Como implementar a comunicação inclusiva dentro da sua escola

  • É necessário que haja uma interação entre todo o quadro de funcionários da escola onde se pretende implementar a comunicação  inclusiva. Desde as pessoas responsáveis pela limpeza, até o diretor  da instituição. É através de treinamento e adaptação que a escola e as pessoas estarão preparadas para receber alunos portadores de deficiência. Além do quadro dos funcionários, os pais e alunos também precisam estar preparados para receber as PCDs. Requer paciência no começo, e intenso trabalho dos pais dentro de suas casas, no sentido de orientação e desenvolvimento da criança.
  • Faça sempre um questionário para os pais das crianças PCDs antes de qualquer coisa. Procure se interar no quadro do aluno, ver quais são suas maiores dificuldades, para que a partir desse questionário a escola possa desenvolver um atendimento especializado e direcionado ao aluno. Busque sempre clareza na comunicação entre escola e a criança PCD e os pais. O questionário é uma forma simples de traçar esse elo comunicativo.
  • Trabalhe os professores para que eles se sintam parte do projeto inclusivo da escola. É muito importante que a instituição se preocupe com o professor e forneça todo tipo de ajuda e compreensão. É difícil para o professor trabalhar de forma que todos entendam o que está sendo passado, e por isso, nos primeiros dias de adaptação, pode ser que o professor atrase o conteúdo. A melhor saída é sempre compreender e oferecer auxílio no que couber à instituição. Realizar reuniões periódicas é fundamental no começo, principalmente para ouvir as demandas de professores e alunos.
  • Procure atender às necessidades dos alunos solicitando ajuda de órgãos especializados na implantação de projetos de comunicação inclusiva , como o CAP- Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas com Deficiência Visual, ou AVAPE- Associação de Pessoas com Deficiência.
  • Elabore sempre em conjunto com todo o corpo de funcionários da escola soluções para os problemas apresentados nos questionários das PCDs. É  a partir da clareza e comunhão que ficará mais fácil atender os alunos portadores de deficiência, tendo em vista o esforço comum de toda a comunidade escolar, a fim de promover oportunidades e possibilidades.
  • Procure deixar claro sempre que a escola inclusiva é necessária, e que vivemos em um mundo onde as pessoas precisam de atenção e amor. Sempre que possível, é importante que a instituição promova eventos em comunhão com os pais, e funcionários que tenham por objetivo tratar da importância da comunicação inclusiva dentro dos ambientes escolares, e dentro de toda a sociedade.

Dicas para implementar na sua escola:

  • Cartazes com letras grandes e com desenhos espalhados pela escola sobre conscientização;
  • Acesso através de rampas ao invés de escadas para pessoas com deficiência física;
  • Contratar profissionais capacitados ao ensino de libras e braille;
  • Colocar os cartazes sempre em locais acessíveis para cadeirantes ou crianças pequenas;

Gostou do nosso conteúdo sobre comunicação inclusiva? Já está preparado para implementar na sua escola ou empresa? Fique sempre ligado nas novidades, e compartilhe com seus amigos! Faça parte de um mundo melhor.

admin

Postagens recentes

Participe do setembro verde: Iniciativas práticas para a inclusão

O setembro verde é uma campanha que se dedica a dar visibilidade a luta das pessoas com deficiência por seus…

3 dias atrás

O que é pcd? Descubra tudo sobre esse grupo

O que é pcd são indivíduos que possuem algum tipo de desafio em fazer certas ações que outras pessoas fazem…

4 dias atrás

Qual é o símbolo da inclusão? Conheça a sua origem

Na maioria das vezes, quando se fala em símbolo da inclusão, o termo significa, na verdade, um conjunto deles. Isso…

5 dias atrás

O que significa diversidade e como aplicar esse conceito na prática dentro das empresas?

Saber o que significa diversidade é de extrema importância para que as ações que envolvem o tema sejam efetivas. Assim,…

6 dias atrás

Importância da mentoria e coaching para pessoas com deficiência

Um bom coaching ou mentoria pode fazer toda a diferença ao guiar a carreira uma pessoa de um ponto a…

7 dias atrás

Como criar políticas que proíbam a discriminação e promovam a equidade?

Para criar políticas que proíbam a discriminação dentro da empresa é preciso, sobretudo, ter a intenção de que isto se…

1 semana atrás

Este site usa cookies.