Muito tem se ouvido falar sobre a comunicação inclusiva, mas você sabe o que significa comunicação inclusiva? Vamos tratar disso de uma forma bem simples, começando pelo seu conceito.
Uma comunicação é inclusiva quando ela permite que todas as pessoas possam ter acesso a ela, e entendê-la. Geralmente considera-se inclusiva a comunicação a partir do momento que ela usa uma linguagem de amplo entendimento, usando métodos de simples cognição, podendo ser feita através de:
Imagens;
Linguagens;
Legendas;
Audiodescrição;
Dublagens;
Desenhos;
Braile;
Libras, entre outros.
Diferença entre acessibilidade e inclusão
É muito importante sabermos reconhecer as diferenças desses dois institutos. Embora tenham sentidos diferentes, muitas pessoas confundem e misturam seus conceitos.
A acessibilidade diz respeito à facilidade na aproximação e tratamento. É a possibilidade de criar condições capazes de fazer com que pessoas em condição de desigualdade consigam alcançar os mesmos objetivos.
Já a inclusão é muito mais abrangente. Não diz respeito somente à políticas públicas capazes de proporcionar condições de “igualdade”, mas carrega consigo a necessidade de saber os cuidados e ajustes necessários em cada processo de adaptação.
Quais locais geralmente se utilizam da comunicação inclusiva?
Escolas: o ambiente de ensino, desde 1994, busca se aperfeiçoar na comunicação inclusiva. Sabemos que ainda hoje as pessoas com deficiência sofrem grande preconceito e discriminação, principalmente entre os colegas de escola. Por isso, é necessário que os gestores se preocupem e assegurem o processo da comunicação inclusiva, para que esses alunos portadores de deficiência se sintam incluídos no ambiente escolar.
Empresas: a lei de cotas de 1991 também prevê a necessidade de pessoas com deficiência ocuparem cargos em empresas. A cada 100 funcionários, uma média de 2% a 5% das vagas é destinada às pessoas com deficiência. A comunicação inclusiva dentro da empresa também deve funcionar como um meio de adaptação positiva de todos os funcionários e também das PCDs, para que ambas possam alcançar seus objetivos. É de suma importância promover na empresa meios inclusivos de adaptação, como por exemplo maior acessibilidade ao ambiente de trabalho.
A quem é destinada a comunicação inclusiva?
A comunicação inclusiva geralmente é destinada para todas as pessoas que sofrem com a discriminação. Seja essa discriminação por sexo, religião, idade, origem, raça, etnia, e principalmente deficiência (seja ela física ou mental).
Na maioria das vezes, as pessoas portadoras de deficiência são as que mais são oprimidas com a discriminação e falta de oportunidades por parte do poder público.
A preocupação com esse tema tem sido mais reconhecida e discutida agora. A ausência de prestações do próprio Estado fez com que as pessoas se revoltassem e procurassem justiça em condições de igualdade e oportunidades.
Tornar um ambiente inclusivo implica em modificar toda a cultura do local. Seja ele escolar, ou no trabalho. Requer treinamento e paciência, principalmente dos funcionários ou coleguinhas que precisarão passar por várias adaptações.
Como implementar a comunicação inclusiva dentro da sua escola
É necessário que haja uma interação entre todo o quadro de funcionários da escola onde se pretende implementar a comunicação inclusiva. Desde as pessoas responsáveis pela limpeza, até o diretor da instituição. É através de treinamento e adaptação que a escola e as pessoas estarão preparadas para receber alunos portadores de deficiência. Além do quadro dos funcionários, os pais e alunos também precisam estar preparados para receber as PCDs. Requer paciência no começo, e intenso trabalho dos pais dentro de suas casas, no sentido de orientação e desenvolvimento da criança.
Faça sempre um questionário para os pais das crianças PCDs antes de qualquer coisa. Procure se interar no quadro do aluno, ver quais são suas maiores dificuldades, para que a partir desse questionário a escola possa desenvolver um atendimento especializado e direcionado ao aluno. Busque sempre clareza na comunicação entre escola e a criança PCD e os pais. O questionário é uma forma simples de traçar esse elo comunicativo.
Trabalhe os professores para que eles se sintam parte do projeto inclusivo da escola. É muito importante que a instituição se preocupe com o professor e forneça todo tipo de ajuda e compreensão. É difícil para o professor trabalhar de forma que todos entendam o que está sendo passado, e por isso, nos primeiros dias de adaptação, pode ser que o professor atrase o conteúdo. A melhor saída é sempre compreender e oferecer auxílio no que couber à instituição. Realizar reuniões periódicas é fundamental no começo, principalmente para ouvir as demandas de professores e alunos.
Procure atender às necessidades dos alunos solicitando ajuda de órgãos especializados na implantação de projetos de comunicação inclusiva , como o CAP- Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas com Deficiência Visual, ou AVAPE- Associação de Pessoas com Deficiência.
Elabore sempre em conjunto com todo o corpo de funcionários da escola soluções para os problemas apresentados nos questionários das PCDs. É a partir da clareza e comunhão que ficará mais fácil atender os alunos portadores de deficiência, tendo em vista o esforço comum de toda a comunidade escolar, a fim de promover oportunidades e possibilidades.
Procure deixar claro sempre que a escola inclusiva é necessária, e que vivemos em um mundo onde as pessoas precisam de atenção e amor. Sempre que possível, é importante que a instituição promova eventos em comunhão com os pais, e funcionários que tenham por objetivo tratar da importância da comunicação inclusiva dentro dos ambientes escolares, e dentro de toda a sociedade.
Dicas para implementar na sua escola:
Cartazes com letras grandes e com desenhos espalhados pela escola sobre conscientização;
Acesso através de rampas ao invés de escadas para pessoas com deficiência física;
Contratar profissionais capacitados ao ensino de libras e braille;
Colocar os cartazes sempre em locais acessíveis para cadeirantes ou crianças pequenas;
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