Para qualquer empresa que se preocupe com a produtividade da equipe pode ser um desafio receber um novo funcionário. Visto que para que uma pessoa recém contratada renda o esperado, é necessário que haja uma boa recepção e ambientação do novo funcionário.
Alguns empregadores e profissionais de RH podem achar ainda mais difícil recepcionar pessoas com deficiência, devido alguns estigmas e falta de acessibilidade e inclusão que a empresa possua.
Diante disso, é necessário que empregadores e funcionários de RH adotem medidas prévias e planejem um Onboarding eficiente para que possam receber bem todos os novos funcionários contratados, sejam eles funcionários com deficiência, ou funcionários sem deficiência.
Neste artigo vamos te ajudar a entender o que é o Onboarding e como isso pode te auxiliar na recepção dos funcionários recém contratados. Fique com a gente e veja ainda algumas dicas de como fazer um Onboarding efetivo na sua empresa.
A palavra “Onboarding” de origem inglesa possui o significado literal de “embarcar”. Quando pensamos nesse significado e analisamos o contexto que geralmente essa palavra é inserida nas práticas de gerenciamento, percebemos que ela pode ser entendida como técnicas de uma empresa, para fazer com que recém contratados, embarquem totalmente na empresa.
Sendo assim o Onboarding é a recepção que vai fazer o novo funcionário entender como a empresa funciona, sua política, sua cultura, seu ambiente de trabalho, para que ele possa desempenhar o seu trabalho da melhor forma, a atender as expectativas dos empregadores.
Empresas que não possuem estratégias de Onboarding podem facilmente cair em algumas armadilhas, como por exemplo, diminuição na produtividade, aumento do turnover e outras desvantagens consideráveis.
É necessário criar estratégias de Onboarding com todos os funcionários, mas podemos dizer que isso é ainda mais importante quando se trata de funcionários com deficiência, pois visto que o Onboarding tem relação a integração, é necessário de fato integrar e incluir os funcionários com deficiência recém contratados para que eles possam se sentir parte da equipe e se desenvolverem dentro da empresa.
Empresas que levam em conta a importância do Onboarding para a recepção de funcionários com deficiência recém contratados podem se beneficiar de muitas formas, além de proporcionar um ambiente inclusivo para que os funcionários recém contratados possam se sentir confortáveis com a equipe e com a empresa.
Veja a seguir alguns benefícios que tornam importante o Onboarding nas empresas.
Empresas que recebem os funcionários com estratégias eficazes, podem facilmente ser conhecidas por isso, entre os funcionários. Esse reconhecimento gera uma propaganda boca a boca que pode fazer com que a sua empresa atraia os melhores talentos.
Além disso, funcionários que são bem recebidos desenvolvem uma primeira impressão positiva da empresa e, isso pode fazer com que a retenção de funcionários aumente na organização.
Visto que estratégias de recepção eficazes, devem envolver toda a equipe com a chegada do funcionário recém contratado, isso pode gerar um bom engajamento e entrosamento da equipe, pois todos estarão envolvidos no Onboarding.
Estratégias de Onboarding bem definidas provavelmente vão fazer com que o funcionário recém contratado se sinta motivado com o trabalho que irá realizar, isso pode fazê-lo produzir mais.
Além disso, quando a equipe se torna mais produtiva, consequentemente, os negócios também se desenvolvem de forma mais significativa.
Agora que você já sabe a importância que o Onboarding tem para a sua empresa e os benefícios que ele pode proporcionar, veja a seguir algumas estratégias que podem ajudar a recepção de funcionários recém contratados ser ainda mais efetiva.
Um Onboarding bem sucedido começa no momento da contratação. Nesse momento todos os detalhes a respeito do cargo, salário, benefícios e funções precisam ser bem pontuados, para que os funcionários estejam cientes de todas as informações necessárias.
Quando se trata de funcionários com deficiência, é necessário que nesse momento o empregador ou profissional de RH que esteja em contato com o recém contratado, colha as informações sobre a acessibilidade que será necessária para receber da melhor forma o funcionário PCD.
Com todas as informações fornecidas e colhidas, a empresa precisa preparar a recepção com base no que o empregador conseguiu colher no momento da contratação. É importante providenciar todos os meios de acessibilidade necessários para que o recém funcionário com deficiência se sinta acolhido e confortável para realizar suas atividades de trabalho.
No dia da recepção, algumas empresas gostam de realizar uma pequena confraternização para receber os funcionários recém chegados. Isso ajuda bastante na integração dos funcionários antigos com o recém contratado.
Além disso, é muito importante nesse dia apresentar todos os setores da empresa para o recém chegado funcionário, não importa qual seja o setor que ele vai trabalhar.
No primeiro dia do funcionário recém contratado é importante que ele encontre o seu espaço de trabalho organizado, para que ele não fique perdido em relação às suas funções.
No que diz respeito a funcionários com deficiência, é importante que esse espaço de trabalho tenha todas ferramentas de acessibilidade disponíveis para ele e que o próprio espaço seja acessível.
Cada profissional contratado possui necessidades personalizadas de aprendizado. Alguns podem ter mais experiências, outros podem ter um pouco menos. Sendo assim, é importante que o treinamento seja personalizado com base nas características individuais de cada funcionário.
A empresa que se esforça para aplicar estratégias de Onboarding como essas que apresentamos, com certeza podem ser beneficiadas de várias, tanto na recepção de funcionários com deficiência, como também na recepção de funcionários sem deficiência.
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A Iigual já incluiu mais de 20 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A consultoria nasceu da experiência de vida do casal fundador Andrea Schwarz e Jaques Haber, quando Andrea se tornou cadeirante em 1998 aos 22 anos.
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