Você consegue enxergar as vantagens da acessibilidade na web?

Tempo de leitura: 2 minutos

A acessibilidade digital precisa ser cada vez mais amplificada na web, e suas vantagens são indiscutíveis.

imagem de diversos braços segurando celulares com símbolos da acessibilidade digital

Por isso, hoje falaremos sobre os ganhos da acessibilidade digital.

Já que o mundo está cada vez mais conectado, sai na frente quem consegue projetar um ambiente online que seja acessível às pessoas com deficiência e quaisquer pessoas com necessidades específicas de navegação na web..

Mas o que isso significa?

Bom, é simples, se uma pessoa não consegue navegar no seu site:

  • ela não comprará com você;
  • não divulgará seu serviço;
  • não terá um bom feedback a respeito da empresa, já que é inacessível para ela.

Agora, quando uma pessoa entra em um site que é completamente preparado para as suas necessidades, o que muda é que:

Ela consumirá, voltará a utilizar a plataforma e até poderá recomendar a amigos ou pessoas que precisem do mesmo serviço.

Além disso, investir em acessibilidade digital é moralmente correto.

Já que contribui para a inclusão de pessoas com deficiência na Web que, infelizmente, ainda é um lugar muito inacessível.

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI 13.146) tornou obrigatória a acessibilidade digital nos sítios da internet mantidos por empresas com sede no Brasil.

Mesmo assim, de acordo com um estudo feito pelo Movimento Web Para Todos, em 2019, constantou que:

  • Dos 14,6 milhões de sites brasileiros ativos na web, menos de 1% passou no teste de acessibilidade para pessoas com deficiência.

Ou seja, as empresas estão perdendo grandes chances de venda e expansão dos negócios (principalmente durante a quarentena), por estarem offline para uma grande parcela dos brasileiros.

Um exemplo dessa realidade são as vendas de Black Friday, que aumentam em torno de 20% em relação ao restante do ano.

Você consegue imaginar o quanto esse número poderia crescer, caso as pessoas com deficiência não tivessem dificuldade em acessar o site da sua loja ou do seu negócio?

A acessibilidade promove benefícios para os dois lados, do consumidor e de quem está vendendo, alguns exemplos são:

– Melhora na imagem institucional – porque sua empresa passa a ser vista por pessoas com e sem deficiência como um lugar acessível;

– Expansão de público – se antes somente um público chegava ao seu site, agora é possível abranger um público ainda maior, onde as pessoas com deficiência são inclusas e podem utilizar e navegar pelo seu site;

– Aumento de vendas – como consequência, as vendas podem crescer exponencialmente com algumas funções simples de acessibilidade no seu site.

Leia como tornar seu site acessível aqui: https://iigual.com.br/blog/2020/04/30/como-tornar-um-site-acessivel/

Preparar seu site na web para a inclusão não fará com que as pessoas com deficiência saiam de um contexto de invisibilidade.

Pelo contrário, fará com que sua empresa deixe de ser invisível para essas pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *