3 VANTAGENS DE SER UMA EMPRESA INCLUSIVA

Tempo de leitura: 2 minutos

Gerar oportunidades de trabalho para mais pessoas não é o único benefício de ser uma empresa inclusiva. As vantagens começam no clima de trabalho, que se torna ainda mais amistoso.

Um dos grandes desafios que pessoas com deficiência têm de enfrentar são as portas fechadas no mercado de trabalho. A Lei de Cotas, instaurada 28 anos atrás, ajudou e muito no processo de empregabilidade, mas ainda hoje há um longo caminho a ser percorrido, e para reforçar a importância de seu negócio ser cada dia mais acessível, viemos mostrar algumas vantagens em ser uma empresa inclusiva:

1 – OS FUNCIONÁRIOS DA SUA EMPRESA SE TORNAM MAIS RESPEITOSOS E ABERTOS AO NOVO

      Seus funcionários aprenderão a conviver diariamente com as diferenças (que não estão presentes apenas na vida de uma pessoa com deficiência, mas de qualquer um), trabalhando com alguém que possui o mesmo potencial, exerce as mesmas funções, mas tem ainda mais força e vontade de fazer acontecer;

2- AUMENTA A PRODUTIVIDADE DA EQUIPE

     A pessoa com deficiência é, naturalmente, um exemplo de determinação e superação para todos que estão ao seu redor. Uma empresa inclusiva, ao empregá-los, verá seus funcionários se espelharem e se sentirem ainda mais motivados em trabalhar e romper as dificuldades do cotidiano;

3 – SUA EMPRESA PASSA A SER O EXEMPLO

      Infelizmente, nem todas as empresas têm a acessibilidade como valor, nem trabalham para incluir pessoas, independentemente de seu gênero ou deficiência. Sua empresa pode ser o exemplo, sendo mais inclusiva e inspirando as demais a agirem da mesma maneira.

PONTO BÔNUS: AMBIENTE MAIS TOLERANTE

Não existe uma pessoa no mundo igual a outra, todos somos diferentes, carregamos uma história que deve ser valorizada, justamente por ser única. Uma empresa inclusiva ensina aos seus funcionários como ser mais tolerante, entendendo que as barreiras que separam as pessoas com deficiência são, na verdade, falta de convivência, de conhecimento sobre o assunto e a falta de acessibilidade. Quando entendemos o nosso papel como seres humanos, consequentemente nos tornamos mais tolerantes, o emprego de pessoas com deficiência nos faz ver que as diferenças não são importantes, e estão presentes em todos.


A Iigual trabalha com recrutamento de talentos diversos, inclusão e retenção de pessoas com deficiência e luta por um mercado de trabalho com mais acessibilidade e se rótulos. Juntos, os sócios fundadores, Andrea Schwarz e Jaques Haber, já empregaram mais de 18 mil pessoas com deficiência, de todas as etnias e gênero.

                Conheça mais sobre esse trabalho:

Andrea Schwarz

  • Linkedin

http://linkedin.com/in/andrea-schwarz

  • Instagram

dea_schwarz

Jaques Harber

  • Linkedin

http://linkedin.com/in/jaqueshaber

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *